Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/734
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_MarianaBarros.pdf2,19 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A educação em direitos humanos no projeto político-pedagógico da Escola Classe 304 Norte de Brasília
Autor(es): Rodrigues, Mariana Barros
Orientador(es): Sousa, Nair Heloisa Bicalho de
Assunto: Direitos humanos
Prática de ensino
Política social
Data de apresentação: 2007
Data de publicação: 20-Nov-2009
Referência: RODRIGUES, Mariana Barros. A educação em direitos humanos no projeto político-pedagógico da Escola Classe 304 Norte de Brasília. 2007. 76 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: O presente trabalho pretende investigar o projeto político-pedagógico da Escola Classe 304 Norte de Brasília, levando em consideração sua importância para a formação dos alunos na área de educação em direitos humanos.O estudo definiu como objetivos específicos pesquisar os elementos do projeto político pedagógico: a finalidade da escola, a estrutura organizacional, o currículo, o tempo escolar, o processo de decisão, as relações de trabalho dos professores e o processo de avaliação da escola. Levando em consideração que educar não significa receber passivamente os conteúdos, mas, um processo coletivo que permite aos alunos se tornarem pessoas conscientes e cidadãos críticos capazes de problematizar a realidade.Nesse sentido, é essencial que a escola tenha um projeto político-pedagógico como um instrumento de trabalho capaz de assegurar o direito humano à educação com qualidade e comprometido com a questão dos direitos humanos, tendo em vista a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática. Os dados coletados na investigação demonstram que a Escola Classe 304 Norte é uma unidade de ensino onde prevalece uma gestão democrática e cidadã, favorecendo a presença de elementos de educação em direitos humanos no projeto político-pedagógico da escola, fato que contraria a hipótese desta pesquisa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2007.TCC.734
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.