Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/734
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_MarianaBarros.pdf2,19 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSousa, Nair Heloisa Bicalho de-
dc.contributor.authorRodrigues, Mariana Barros-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Mariana Barros. A educação em direitos humanos no projeto político-pedagógico da Escola Classe 304 Norte de Brasília. 2007. 76 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2007.en
dc.description.abstractO presente trabalho pretende investigar o projeto político-pedagógico da Escola Classe 304 Norte de Brasília, levando em consideração sua importância para a formação dos alunos na área de educação em direitos humanos.O estudo definiu como objetivos específicos pesquisar os elementos do projeto político pedagógico: a finalidade da escola, a estrutura organizacional, o currículo, o tempo escolar, o processo de decisão, as relações de trabalho dos professores e o processo de avaliação da escola. Levando em consideração que educar não significa receber passivamente os conteúdos, mas, um processo coletivo que permite aos alunos se tornarem pessoas conscientes e cidadãos críticos capazes de problematizar a realidade.Nesse sentido, é essencial que a escola tenha um projeto político-pedagógico como um instrumento de trabalho capaz de assegurar o direito humano à educação com qualidade e comprometido com a questão dos direitos humanos, tendo em vista a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática. Os dados coletados na investigação demonstram que a Escola Classe 304 Norte é uma unidade de ensino onde prevalece uma gestão democrática e cidadã, favorecendo a presença de elementos de educação em direitos humanos no projeto político-pedagógico da escola, fato que contraria a hipótese desta pesquisa.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDireitos humanosen
dc.subject.keywordPrática de ensinoen
dc.subject.keywordPolítica socialen
dc.titleA educação em direitos humanos no projeto político-pedagógico da Escola Classe 304 Norte de Brasíliaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.location.countryBRAen
dc.date.accessioned2009-11-20T13:53:26Z-
dc.date.available2009-11-20T13:53:26Z-
dc.date.issued2009-11-20T13:53:26Z-
dc.date.submitted2007-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/734-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2007.TCC.734-
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.