Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/734
Título: | A educação em direitos humanos no projeto político-pedagógico da Escola Classe 304 Norte de Brasília |
Autor(es): | Rodrigues, Mariana Barros |
Orientador(es): | Sousa, Nair Heloisa Bicalho de |
Assunto: | Direitos humanos Prática de ensino Política social |
Data de apresentação: | 2007 |
Data de publicação: | 20-Nov-2009 |
Referência: | RODRIGUES, Mariana Barros. A educação em direitos humanos no projeto político-pedagógico da Escola Classe 304 Norte de Brasília. 2007. 76 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. |
Resumo: | O presente trabalho pretende investigar o projeto político-pedagógico da Escola Classe 304 Norte de Brasília, levando em consideração sua importância para a formação dos alunos na área de educação em direitos humanos.O estudo definiu como objetivos específicos pesquisar os elementos do projeto político pedagógico: a finalidade da escola, a estrutura organizacional, o currículo, o tempo escolar, o processo de decisão, as relações de trabalho dos professores e o processo de avaliação da escola. Levando em consideração que educar não significa receber passivamente os conteúdos, mas, um processo coletivo que permite aos alunos se tornarem pessoas conscientes e cidadãos críticos capazes de problematizar a realidade.Nesse sentido, é essencial que a escola tenha um projeto político-pedagógico como um instrumento de trabalho capaz de assegurar o direito humano à educação com qualidade e comprometido com a questão dos direitos humanos, tendo em vista a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática. Os dados coletados na investigação demonstram que a Escola Classe 304 Norte é uma unidade de ensino onde prevalece uma gestão democrática e cidadã, favorecendo a presença de elementos de educação em direitos humanos no projeto político-pedagógico da escola, fato que contraria a hipótese desta pesquisa. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2007. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2007.TCC.734 |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.