Título: | Rezas, rezadeiras e juventude na comunidade Vão de Almas, Cavalcante - GO |
Autor(es): | Rosa, Wanderléia dos Santos |
Orientador(es): | Saraiva, Regina Coelly Fernandes |
Assunto: | Cultura popular Religião Juventude Festas religiosas Comunidades agrícolas |
Data de apresentação: | 12-Dez-2013 |
Data de publicação: | 11-Abr-2014 |
Referência: | ROSA, Wanderléia dos Santos. Rezas, rezadeiras e juventude na comunidade Vão de Almas, Cavalcante - GO. 2013. 55 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013. |
Resumo: | A história e a cultura afro-brasileiras foram marcadas por profundas alterações sociais, políticas e econômicas. A questão foi posta como alternativa que determinava as configurações da sociedade brasileira. O Estado se caracterizou por muito tempo pelo regime colonial e escravocrata e suas regras foram definidas por Portugal. Tudo o que se produzia era nesse país era para o sustento e a visibilidade da metrópole. Dessa maneira a memória e a história dos afrodescendentes foram corrompidas e esses sujeitos excluídos do acesso às riquezas produzidas. Nesse sentido, o presente trabalho tem a finalidade identificar, analisar e registrar os principais elementos da tradição religiosa na comunidade Vão de Almas - Cavalcante-GO, sua relação com a juventude e as principais transformações sofridas ao longo dos anos. Pretende-se contribuir com o fortalecimento da cultura e a formação social, realizando o registro da tradição oral e fortalecendo a memória deste povo como uma forma de preservação da história e tradição religiosa de Vão de Almas. O estudo tem caráter qualitativo, fundamentado no método descritivo, bibliográfico e levantamento de dados, cujos processos serão realizados nas seguintes etapas: identificação dos sujeitos e elementos da pesquisa e elaboração e aplicação de questionário com objetivos propostos ao tema. A pesquisa indicou que as famílias dessa comunidade vêm abandonando valores importantes, antes eram transmitidos de geração para geração, além disso, a escola do campo que ali está presente não configura nas suas matrizes curriculares propostas que levem em consideração a valorização e o fortalecimento da memória e história desses sujeitos, isso nos leva a perceber uma ruptura cultural e consequentemente histórica. O Curso de Licenciatura em Educação do Campo – LEdoC propõe aos educandos a elaboração de inventários da comunidade e da escola, base fundamental que contextualiza o saber tradicional, onde estão assentadas as raízes desse provo e o saber científico como uma das dimensões da formação humana. Seu eixo estratégico fundamenta as inserções orientadas nas escolas e nas comunidades e aponta novas possibilidades de conscientização, valorização e emancipação política de povos tradicionais não que tiveram oportunidade de construir sua própria história. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2013. |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Matemática Educação do Campo - Ciências da Natureza
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