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2013_WaderleiaDosSantosRosa.pdf2,33 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorSaraiva, Regina Coelly Fernandes-
dc.contributor.authorRosa, Wanderléia dos Santos-
dc.identifier.citationROSA, Wanderléia dos Santos. Rezas, rezadeiras e juventude na comunidade Vão de Almas, Cavalcante - GO. 2013. 55 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2013.en
dc.description.abstractA história e a cultura afro-brasileiras foram marcadas por profundas alterações sociais, políticas e econômicas. A questão foi posta como alternativa que determinava as configurações da sociedade brasileira. O Estado se caracterizou por muito tempo pelo regime colonial e escravocrata e suas regras foram definidas por Portugal. Tudo o que se produzia era nesse país era para o sustento e a visibilidade da metrópole. Dessa maneira a memória e a história dos afrodescendentes foram corrompidas e esses sujeitos excluídos do acesso às riquezas produzidas. Nesse sentido, o presente trabalho tem a finalidade identificar, analisar e registrar os principais elementos da tradição religiosa na comunidade Vão de Almas - Cavalcante-GO, sua relação com a juventude e as principais transformações sofridas ao longo dos anos. Pretende-se contribuir com o fortalecimento da cultura e a formação social, realizando o registro da tradição oral e fortalecendo a memória deste povo como uma forma de preservação da história e tradição religiosa de Vão de Almas. O estudo tem caráter qualitativo, fundamentado no método descritivo, bibliográfico e levantamento de dados, cujos processos serão realizados nas seguintes etapas: identificação dos sujeitos e elementos da pesquisa e elaboração e aplicação de questionário com objetivos propostos ao tema. A pesquisa indicou que as famílias dessa comunidade vêm abandonando valores importantes, antes eram transmitidos de geração para geração, além disso, a escola do campo que ali está presente não configura nas suas matrizes curriculares propostas que levem em consideração a valorização e o fortalecimento da memória e história desses sujeitos, isso nos leva a perceber uma ruptura cultural e consequentemente histórica. O Curso de Licenciatura em Educação do Campo – LEdoC propõe aos educandos a elaboração de inventários da comunidade e da escola, base fundamental que contextualiza o saber tradicional, onde estão assentadas as raízes desse provo e o saber científico como uma das dimensões da formação humana. Seu eixo estratégico fundamenta as inserções orientadas nas escolas e nas comunidades e aponta novas possibilidades de conscientização, valorização e emancipação política de povos tradicionais não que tiveram oportunidade de construir sua própria história.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCultura popularen
dc.subject.keywordReligiãoen
dc.subject.keywordJuventudeen
dc.subject.keywordFestas religiosasen
dc.subject.keywordComunidades agrícolasen
dc.titleRezas, rezadeiras e juventude na comunidade Vão de Almas, Cavalcante - GOen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-04-11T00:45:48Z-
dc.date.available2014-04-11T00:45:48Z-
dc.date.issued2014-04-11T00:45:48Z-
dc.date.submitted2013-12-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7320-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Matemática
Educação do Campo - Ciências da Natureza



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