Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7296
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AgathaMarinaMurariAzzolin.pdf1,64 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O benefício de trabalho externo concedido às mulheres em cumprimento de pena no regime semiaberto : o caso do Distrito Federal
Autor(es): Azzolin, Ágatha Marina Murari
Orientador(es): Yannoulas, Silvia Cristina
Assunto: Trabalho de presidiários
Mulheres - emprego
Sistema penitenciário
Data de apresentação: 13-Dez-2013
Data de publicação: 8-Abr-2014
Referência: AZZOLIN, Ágatha Marina Murari. O benefício de trabalho externo concedido às mulheres em cumprimento de pena no regime semiaberto: o caso do Distrito Federal. 2013. 76 f., il. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho de Conclusão de Curso de Graduação de Serviço Social teve por objetivo identificar a percepção das instituições – entendido como os contratantes (empregadores), o Estado, a legislação e o Sistema Prisional - sobre o benefício de Trabalho Externo concedido às mulheres em cumprimento de pena em regime semiaberto no Distrito Federal. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada a partir da análise nos documentos disponíveis na Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso – FUNAP, na Seção Psicossocial da Vara de Execuções Penais – SEVEP e no Conselho Nacional de Justiça – CNJ. Os resultados obtidos evidenciaram que as instituições descritas acimas são reprodutoras do sistema social patriarcal, isto é, o benefício de trabalho externo concedido a estas mulheres mantêm a precarização da força de trabalho feminina, isto é, condições precárias de trabalho, baixas remunerações, ocupações que exigem poucas qualificações e que são voltadas aos cuidados dos outros, determinado pelo patriarcado aos seres femininos. Em outras palavras, as mulheres são discriminadas do mercado de trabalho antes de chegar à prisão, durante o cumprimento da pena e depois quando recebe a liberdade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Curso de Graduação em Serviço Social, 2013.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons