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Título: O lúdico e suas contribuições no processo de aprendizagem no 1º ano do ensino fundamental
Autor(es): Barros, Camila Scardini Ribeiro de
Orientador(es): Muniz, Cristiano Alberto
Assunto: Atividades lúdicas
Ensino fundamental
Professores de ensino fundamental
Data de apresentação: 9-Dez-2013
Data de publicação: 4-Abr-2014
Referência: BARROS, Camila Scardini Ribeiro de. O lúdico e suas contribuições no processo de aprendizagem no 1º ano do ensino fundamental. 2013. 80 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo central realizar um estudo teórico e prático sobre o lúdico e suas contribuições no processo de aprendizagem. A pesquisa de campo analisou o seu papel do lúdico no desenvolvimento de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal que tem projeto de extensão da UnB. Os objetivos específicos foram: 1) investigar a importância e a intervenção de atividades lúdicas no processo de aprendizagem, 2) analisar a aplicação em sala de aula de atividades em que há a presença do lúdico verificando quais contribuições pedagógicas promove, 3) observar como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental inserem o ‘brincar’ na sua prática educativa, e quais significados atribuem às brincadeiras. Tendo em vista a atual conjuntura das Leis e Diretrizes que tratam do Ensino Fundamental, Brougère, Kishimoto, Kramer e Muniz são alguns autores citados. Para responder questões como: Quais atividades são priorizadas em sala de aula? Os recursos lúdicos são utilizados como apoio pedagógico ou como atividades livres? Foram realizadas observações, análise de documentos, aplicação de uma atividade lúdica e uma entrevista com a professora regente da turma pesquisada. Os principais resultados apontam que os alunos desfrutam de momentos de brincadeiras dirigidas e de brincadeiras livres, porém, em sala de aula, conforme constatado na entrevista, a professora prefere usar as brincadeiras regradas e dirigidas para que não haja “bagunça”. Foi possível perceber, na prática, que as professoras têm uma ideia base de que as atividades lúdicas devem ser direcionadas e que podemos utilizá-las como avaliação em sala de aula. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present work has as central objective perform a theoretical study and practical on the playful and their contributions in the learning process. The field research has examined the role of spontaneity in the development of 1ST year students of Elementary School for a public school of the Distrito Federal that has extension project of UnB. The specific objectives were: 1) investigate the importance and the intervention of playful activities in the learning process, 2) analyze the application in classroom activities in which there is the presence of playful checking which promotes pedagogical contributions, 3) observe how the teachers of the Elementary School early years fall under the 'play' in their educational practice, and what meanings they attach to the jokes. In view of the current conjuncture of Laws and Guidelines that deal with the Fundamental Teaching, Brougere, Kishimoto, Kramer and Muniz are some authors cited. To answer questions such as: What activities are prioritized in the classroom? The ludic resources are used as pedagogical support or as free activities? Observations were made, analysis of documents, application of a ludic activity and an interview with the teacher regent of class researched. The main results indicate that the students enjoy moments of jokes directed and jokes free, however, in the classroom, as observed in the interview, the teacher prefers to use the jokes regradas and directed to that there is no "mess". It was possible to realize in practice, that the teachers have a basic idea of what recreational activities should be directed and that we can use them as assessment in the classroom.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia, 2013.
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