Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7284
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DanielceSilvaDeOliveiraCorrea.pdf2,54 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Provinha Brasil : um estudo sobre o uso dos resultados
Autor(es): Corrêa, Danielce Silva de Oliveira
Orientador(es): Jesus, Girlene Ribeiro de
Assunto: Alfabetização
Avaliação educacional - ensino fundamental
Planejamento educacional
Letramento
Data de apresentação: 19-Dez-2013
Data de publicação: 4-Abr-2014
Referência: CORRÊA, Danielce Silva de Oliveira. Provinha Brasil: um estudo sobre o uso dos resultados. 2013. 107 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho apresenta uma investigação das contribuições da avaliação interna da Provinha Brasil em uma perspectiva sistêmico-processual, feita por uma professora-pesquisadora no contexto escolar da rede de ensino privado do Distrito Federal. A pesquisa se desenvolveu, metodologicamente, a partir do Estudo de Caso de uma turma do 2º Ano do Ensino Fundamental, composta por 16 crianças, sendo 5 meninas e 11 meninos, em uma escola onde a pesquisadora atua como professora. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa sistemas conversacionais, apoiados em indutores escritos e indutores não escritos, e a aplicação da avaliação da Provinha Brasil em dois momentos, no início e no final do ano letivo de 2013. Busca-se, assim, com esta pesquisa, contribuir para a definição e compreensão de um instrumento real de avaliação diagnóstica da educação, bem como para a compreensão dos impactos dos resultados desta prova na construção e no desenvolvimento do conhecimento individual e coletivo dos educandos em termos qualitativos de organização educacional. Conclui-se, portanto, que a contribuição desse instrumento de diagnóstico dá-se pelo conhecimento do nivelamento dos processos de alfabetização e de letramento dos educandos, favorecendo condições para uma ação pedagógica reflexiva e que pode auxiliar também no direcionamento das práticas pedagógicas para (re)organizar e melhorar o processo de ensino e aprendizagem das crianças. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper presents an investigation of the internal evaluation of the contributions came from Brazil, in a systemic perspective-procedure performed by a teacher-researcher in the context of school private education network in the Federal District. The research developed, methodologically, from the case study of a 2nd year elementary class , composed of 16 children, being 5 girls and 11 boys. In this school the researcher acts as a teacher. Were used as research instruments: conversational systems, supported by written and unwritten inductors, and the application of Provinha Brasil twice, in the beginning and at the end of the school year of 2013. Thus, this research contribute to the definition and understanding of a real instrument of diagnostic evaluation of education, as well as for the understanding of the impacts of the results of this test in the construction and development of the individual and collective knowledge.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons