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Título: A voz dos catadores : formação de catadores de materiais recicláveis do Distrito Federal
Autor(es): Alves, Adriana Silva
Orientador(es): Rêses, Erlando da Silva
Assunto: Coletores de materiais recicláveis
Qualificações profissionais
Formação profissional
Resíduos sólidos
Trabalho
Data de apresentação: 20-Dez-2013
Data de publicação: 4-Abr-2014
Referência: ALVES, Adriana Silva. A voz dos catadores: formação de catadores de materiais recicláveis do Distrito Federal. 2013. 90 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O protagonismo dos catadores vem mostrando um universo complexo, permeado de violações de direitos e de lutas sociais. Ciente da importância de acompanhar e discutir alguns elementos, este Trabalho de Conclusão de Curso reúne reflexões em torno do tema educação e trabalho nas associações e cooperativas de catadores do Distrito Federal. Trata-se de um conjunto de investigações que foram desenvolvidas ao longo da graduação, no âmbito da extensão universitária, do Programa de Iniciação à Pesquisa (PROIC), e do próprio curso de Pedagogia. O objetivo desse trabalho é analisar as percepções sobre a formação técnica e política direcionada a categoria Catador de Materiais Recicláveis do DF, levando em consideração a análise do contexto socieconômico que emerge da pratica do trabalho, a formação a partir dos marcos regulatórios. Ao longo do texto, buscou-se discorrer sobre a realidade do trabalho dos catadores, segundo dados oficias e literaturas que abordam o tema. Em seguida, são apresentados os principais marcos jurídicos e políticos que influenciam a categoria hoje e discute-se sobre o desafio tecnológico imposto pela necessidade de adequação, com a inclusão socioeconômica dos catadores, ao novo paradigma de gestão de resíduos sólidos. Buscou-se, também, discutir o conceito de formação e de economia solidária acompanhado de um mapeamento das principais entidades que promovem a formação e o fomento de cursos de capacitação e qualificação profissional a catadores no Distrito Federal. Por fim, apresenta-se uma investigação de cunho exploratório que utiliza técnicas da análise do conteúdo, com o objetivo de lançar mão da narrativa e da experiência vivida como conteúdo de significativa relevância que permite dar visibilidade às percepções e às expectativas dos catadores/as sobre cursos de formação profissional a eles direcionados. Com base na pesquisa e na análise das entrevistas, os resultados apresentados estão relacionados a temas como identidade sócio-ocupacional, formação profissional, motivação e avaliação, acompanhados por reflexões críticas em torno da necessidade da estruturação dos cursos e da prática da autogestão para uma educação que possa ser de fato emancipadora. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
Scavengers protagonism has shown a complex universe, permeated by rights violations and social struggles. Aware of the importance of observing and discussing some elements, this Course Conclusion Work congregates reflections about the topic education and work inside Federal District scavengers associations and cooperatives. This is a set of investigations developed during graduation, including university extension, Scientific Initiation Program (ProIC) and the Pedagogy course itself. The purpose of this work is to analyze perceptions involving technical and political formation orientated to the scavengers of the Federal District, taking into account the analysis of social and economic context that emerges from the work practices, training from the regulatory frameworks. Along the text, the author discusses about scavengers work reality, according to official data and literature on the topic. Then, the main legal and political marks that influence the category nowadays are presented, and the technological challenge imposed by the need of adaptation, considering the social and economic inclusion of the scavengers, to the new solid waste management paradigm is discussed. The author also debates the definitions of formation and solidarity economy and presents a mapping of the main entities that promote the formation and encourage training and professional qualification courses to scavengers at Federal District. Finally, it is presented an exploratory investigation that uses content analysis techniques, aiming to show the author’s narrative and experience as a content of significative relevance that allows giving visibility to scavengers’ perceptions and expectations about professional formation courses directed to them. Based on the search and analysis of interviews, the presented results are related to topics as social occupational identity, professional formation, motivation and evaluation, followed by critical reflections on the need of structuring courses and practicing self-management in order to promote a really emancipating education.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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