Título: | Uma oficina para desenvolvimento de competência em informação dos funcionários do Crea-DF |
Autor(es): | Lorena, Arthur Mendes |
Orientador(es): | Walter, Maria Emilia Machado Telles |
Assunto: | Competências em informação Tecnologia da informação e comunicação Educação de adultos Sociedade da informação |
Data de apresentação: | 20-Fev-2014 |
Data de publicação: | 1-Abr-2014 |
Referência: | LORENA, Arthur Mendes. Uma oficina para desenvolvimento de competência em informação dos funcionários do Crea-DF. 2014. xii, [144] f., il. Monografia (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivos a proposição de um modelo de competência em informação com abordagem prática e baseada em TICs, além de uma oficina para desenvolvimento dessa competência aplicada aos funcionários do Crea-DF baseada no modelo proposto. Essa necessidade decorre do contexto da sociedade da informação, em que o domínio dos processos de produção e acesso à informação são fatores de inclusão social. O modelo foi baseado em modelos recorrentemente citados na literatura da Ciência da Informação e foi organizado em cinco grupos de conhecimentos, habilidades e atitudes: necessidade de informação, fontes de informação, uso ou aplicação, organização e compartilhamento, e aprendizado independente. Com base nesse modelo, foi realizada uma oficina com funcionários do Crea-DF, criada a partir de um questionário respondido por 18 pessoas. Esse questionário foi composto de itens para levantamento de perfil etário, de escolaridade e de uso das TICs, além de 9 questões relacionadas ao modelo proposto. Ao final da oficina, os participantes apresentaram evolução em seu entendimento de que as TICs não são meras ferramentas, mas também meio de acesso ao conhecimento e possibilitam aprendizado contínuo e independente. Assim, o nosso estudo de caso com os funcionários do Crea-DF demonstrou a validade do modelo proposto. |
Abstract: | This paper aims to propose an information literacy model with a practical and ICT-based approach, and a workshop for the development of information literacy in employees of Crea-DF based on the proposed model. This need arises from the context of the information society, in which the processes of production and access to information are factors of social inclusion. The model was based on models widely cited in the literature of information science and was organized into five groups of knowledge, skills and attitudes: information needs, sources of information, use or application, organization and sharing, and independent learning. Based on this model, a workshop with the Crea-DF staff, created from a questionnaire answered by 18 people was held. This questionnaire was composed of items for raising the profile of age, educational level, and use of ICTs, and 9 items related to the proposed model. At the end of the workshop, participants demonstrated improvement in their understanding that ICTs are not just tools, but also a way to access knowledge, and that they make continuous and independent learning possible. Thus, our case study with the staff of Crea-DF demonstrated the validity of the proposed model. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Computação
|