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Título: A Escola Municipal do Campo Jorge Carlos Ferreira
Autor(es): Costa, Valquiria Gabriel da
Orientador(es): Queiroz, João Batista Pereira de
Assunto: Educação do campo
Comunidade e escola
Assentamentos rurais
Prática de ensino - educação do campo
Data de apresentação: 4-Dez-2013
Data de publicação: 26-Mar-2014
Referência: COSTA, Valquiria Gabriel da. A Escola Municipal do Campo Jorge Carlos Ferreira. 2013. 65 f. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo, investigar e apresentar os desafios enfrentados com a implantação da Educação do Campo, na Escola do Campo Jorge Carlos Ferreira, desde o início de sua criação até os dias atuais. Para melhor compreensão da Escola é preciso contextualizar historicamente o Assentamento Pontal do Marape, procurando entender como foi à luta e a conquista das famílias desta comunidade. Ao mesmo tempo será necessário apresentar os princípios da Educação do Campo e seu processo de ensino-aprendizagem para entender se a Escola Jorge Carlos Ferreira está trabalhando dentro dessa proposta formativa. Para realização desse trabalho dialogamos com alguns autores, educandos o Projeto Político Pedagógico da Escola e utilizamos alguns questionários com pais e estudantes. Este trabalho busca contribuir para uma reflexão dialógica em que valoriza o sujeito e a relação de escola e comunidade. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper aims to investigate and present the challenges faced with the implementation of Rural Education in the Field School Jorge Carlos Ferreira, from the beginning of its creation to the present day. To better understand the school's need to contextualize historically Nesting Depth of Marape, trying to understand how it was to fight and conquer the families of the settlement. At the same time it is necessary to present the principles of Field Education and the process of teaching and learning to understand if the school Jorge Carlos Ferreira is working within this training proposal. To perform this study we dialogue with authors, analyzed the Pedagogical Political School Project and use some questionnaires with parents and students. This work contributes to a dialogical reflection that values the individual and the relationship of school and community.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2013.
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