Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7233
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DanielFerrazTavaresdaCruz.pdf490,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Administração transformadora e escola integral : possibilidades e contribuições do Serviço Social na gestão da política de educação
Autor(es): Cruz, Daniel Ferraz Tavares da
Orientador(es): Figueiredo, Kênia Augusta
Assunto: Educação integral
Serviço social escolar
Políticas educacionais
Data de apresentação: 17-Dez-2013
Data de publicação: 26-Mar-2014
Referência: CRUZ, Daniel Ferraz Tavares da. Administração transformadora e escola integral: possibilidades e contribuições do Serviço Social na gestão da política de educação. 2013. 65 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O Serviço Social tem, majoritariamente, se inserido no âmbito da política educacional do DF na condição de uma profissão que operacionaliza os benefícios da Assistência Estudantil, no ensino superior. Com o movimento de reconceituação da profissão, a formação do corpo profissional se complexificou agregando, para além das funções de execução terminal das políticas, as competências e atribuições no âmbito do planejamento e da administração. O presente trabalho tem por finalidade problematizar a inserção do Serviço Social no âmbito da gestão da política educacional, especificamente (mas não exclusivamente) no escopo da escola integral, tendo em vista que a retórica política tem destinado grande importância aos programas de Educação Integral enquanto estratégias transformadoras da realidade educacional. Nesse sentido, o levantamento bibliográfico e a análise do seu conteúdo buscou estabelecer correlações entre a administração transformadora e o projeto ético-político da profissão a fim de evidenciar-se a pertinência do Serviço Social no âmbito do planejamento, da coordenação do esforço coletivo, da formação continuada e da formulação de estratégias e políticas complementares.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Serviço Social, Curso de Graduação em Serviço Social, 2013.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons