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https://bdm.unb.br/handle/10483/7209
Título: | Correção ou revisão de texto na educação básica |
Autor(es): | Gomes, Jussara dos Santos Cordeiro |
Orientador(es): | Ribeiro, Ormezinda Maria |
Assunto: | Revisão de textos Língua portuguesa - estudo e ensino Produção textual |
Data de apresentação: | 12-Jul-2013 |
Data de publicação: | 17-Mar-2014 |
Referência: | GOMES, Jussara dos Santos Cordeiro. Correção ou revisão de texto na educação básica. 2013. 33 f., il. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Neste trabalho tomei como objeto de pesquisa as correções de texto dos professores de alunos do 4º e 5º ano da educação básica no ano de 2013, para analisar se o quê ocorre é correção ou revisão do texto por parte do professor regente. Essa análise teve como ponto norteador as leis e teorias sobre revisão e correção de textos. Entre eles está a lei de Diretrizes e Base da Educação Brasileira (LDB). Foram consultados os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ministério da Educação, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), e as pesquisas de Vygotsky, Bagno, Fiorin, Koch e Geraldi. A escolha por esse tema foi motivada pela necessidade de ajudar professores no processo de produção de texto dos alunos. No decorrer de 10 anos de trabalho como professora e sempre a buscar formas de ajudar os alunos na produção de texto; deparei-me com muitas dificuldades. Uma delas foi como mostrar e ensinar para os alunos formas estruturais que tornassem o seu texto interessante para o leitor, sem uma interferência pessoal do docente no texto do aluno, e como esses alunos poderiam aprender a perceber os seus “erros” e como corrigi-los. Isso se fez necessário porque a simples conferência de erros ortográficos e a adequação ao gênero literário por parte do professor era insuficiente para o aprendizado em produção de texto por parte do educando. Por isso me propus a estudar as estruturas textuais da revisão de texto e acredito que, a na sala de aula, ela poderá ajudar o professor a fugir dessa visão tradicional de correção de texto e a se aperfeiçoar com a revisão de texto de forma a oportunizar o aluno uma produção textual interacionista. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2013. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
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