Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7209
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JussaraDosSantosCordeiroGomes.pdf4,34 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRibeiro, Ormezinda Maria-
dc.contributor.authorGomes, Jussara dos Santos Cordeiro-
dc.identifier.citationGOMES, Jussara dos Santos Cordeiro. Correção ou revisão de texto na educação básica. 2013. 33 f., il. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2013.en
dc.description.abstractNeste trabalho tomei como objeto de pesquisa as correções de texto dos professores de alunos do 4º e 5º ano da educação básica no ano de 2013, para analisar se o quê ocorre é correção ou revisão do texto por parte do professor regente. Essa análise teve como ponto norteador as leis e teorias sobre revisão e correção de textos. Entre eles está a lei de Diretrizes e Base da Educação Brasileira (LDB). Foram consultados os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ministério da Educação, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), e as pesquisas de Vygotsky, Bagno, Fiorin, Koch e Geraldi. A escolha por esse tema foi motivada pela necessidade de ajudar professores no processo de produção de texto dos alunos. No decorrer de 10 anos de trabalho como professora e sempre a buscar formas de ajudar os alunos na produção de texto; deparei-me com muitas dificuldades. Uma delas foi como mostrar e ensinar para os alunos formas estruturais que tornassem o seu texto interessante para o leitor, sem uma interferência pessoal do docente no texto do aluno, e como esses alunos poderiam aprender a perceber os seus “erros” e como corrigi-los. Isso se fez necessário porque a simples conferência de erros ortográficos e a adequação ao gênero literário por parte do professor era insuficiente para o aprendizado em produção de texto por parte do educando. Por isso me propus a estudar as estruturas textuais da revisão de texto e acredito que, a na sala de aula, ela poderá ajudar o professor a fugir dessa visão tradicional de correção de texto e a se aperfeiçoar com a revisão de texto de forma a oportunizar o aluno uma produção textual interacionista.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordRevisão de textosen
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordProdução textualen
dc.titleCorreção ou revisão de texto na educação básicaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-03-17T12:46:03Z-
dc.date.available2014-03-17T12:46:03Z-
dc.date.issued2014-03-17T12:46:03Z-
dc.date.submitted2013-07-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7209-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons