Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Ormezinda Maria | - |
dc.contributor.author | Gomes, Jussara dos Santos Cordeiro | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Jussara dos Santos Cordeiro. Correção ou revisão de texto na educação básica. 2013. 33 f., il. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2013. | en |
dc.description.abstract | Neste trabalho tomei como objeto de pesquisa as correções de texto dos professores de alunos do 4º e 5º ano da educação básica no ano de 2013, para analisar se o quê ocorre é correção ou revisão do texto por parte do professor regente. Essa análise teve como ponto norteador as leis e teorias sobre revisão e correção de textos. Entre eles está a lei de Diretrizes e Base da Educação Brasileira (LDB). Foram consultados os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ministério da Educação, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), e as pesquisas de Vygotsky, Bagno, Fiorin, Koch e Geraldi. A escolha por esse tema foi motivada pela necessidade de ajudar professores no processo de produção de texto dos alunos. No decorrer de 10 anos de trabalho como professora e sempre a buscar formas de ajudar os alunos na produção de texto; deparei-me com muitas dificuldades. Uma delas foi como mostrar e ensinar para os alunos formas estruturais que tornassem o seu texto interessante para o leitor, sem uma interferência pessoal do docente no texto do aluno, e como esses alunos poderiam aprender a perceber os seus “erros” e como corrigi-los. Isso se fez necessário porque a simples conferência de erros ortográficos e a adequação ao gênero literário por parte do professor era insuficiente para o aprendizado em produção de texto por parte do educando. Por isso me propus a estudar as estruturas textuais da revisão de texto e acredito que, a na sala de aula, ela poderá ajudar o professor a fugir dessa visão tradicional de correção de texto e a se aperfeiçoar com a revisão de texto de forma a oportunizar o aluno uma produção textual interacionista. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Revisão de textos | en |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa - estudo e ensino | en |
dc.subject.keyword | Produção textual | en |
dc.title | Correção ou revisão de texto na educação básica | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2014-03-17T12:46:03Z | - |
dc.date.available | 2014-03-17T12:46:03Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-17T12:46:03Z | - |
dc.date.submitted | 2013-07-12 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/7209 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|