Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/7182
Título: | Adjetivo ou advérbio? : os supostos adjetivos em uso adverbial na visão de Lúcia Lobato em livros didáticos |
Autor(es): | Conti, Amanda Aguiar Lima |
Orientador(es): | Vicente, Helena da Silva Guerra |
Assunto: | Língua portuguesa - adjetivo Língua portuguesa - gramática Língua portuguesa - estudo e ensino Livros didáticos |
Data de apresentação: | 22-Jan-2014 |
Data de publicação: | 11-Mar-2014 |
Referência: | CONTI, Amanda Aguiar Lima. Adjetivo ou advérbio?: os supostos adjetivos em uso adverbial na visão de Lúcia Lobato em livros didáticos. [2014]. [24] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Este artigo pretende mostrar como é tratada a questão dos supostos adjetivos em uso adverbial em livros didáticos, bem como a visão de estudiosos acerca do assunto, tomando como base a hipótese defendida por Lúcia Lobato (2008). A intenção do artigo também é apontar como é realizado, de uma maneira geral, o ensino de gramática nas escolas de ensino fundamental e médio no Brasil e como a dificuldade de se estabelecer os critérios de classificação das classes de palavras tem influenciado na abordagem do tema. Foram examinadas duas gramáticas e quatro livros didáticos, nos quais a hipótese aceita pela maioria é a do uso adverbial de adjetivo, hipótese que tem como um dos problemas a impossibilidade da distinção nítida entre as diferentes categorias gramaticais. Dentre outras conclusões, a análise dos dados mostrou que há um tratamento superficial do tema e que o livro didático não atende aos esclarecimentos que o tema demanda. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2014. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons