Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7155
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_HugoDeFariasRamalho.pdf432,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A química dos óleos e gorduras : uma abordagem para o ensino médio
Autor(es): Ramalho, Hugo de Farias
Orientador(es): Suarez, Paulo Anselmo Ziani
Assunto: Óleos e gorduras
Química - estudo e ensino
Material didático
Data de apresentação: 21-Ago-2013
Data de publicação: 7-Mar-2014
Referência: RAMALHO, Hugo de Farias. A química dos óleos e gorduras: uma abordagem para o ensino médio. 2013. iv, 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O uso de óleos e gorduras pelo ser humano é de crucial importância há milênios. Os primeiros usos foram para iluminação, produção de sabão e alimentação. Nos dias atuais, além das citadas aplicações, estes materiais têm sido uma excelente alternativa para substituir os insumos fósseis em vários setores, como polímeros, combustíveis, tintas de impressão, lubrificantes, entre outros. Apesar da citada importância histórica e tecnológica destes materiais, a abordagem deste tema no Ensino Médio ainda é bastante limitada. Este trabalho buscou apresentar e discutir os principais conceitos químicos envolvidos na área de oleoquímica, descrevendo os principais métodos de extração de óleos e gorduras de fontes vegetais e animais. Além disso, utilizou-se a abordagem CTS no Ensino Médio em conjunto com a teoria da transposição didática e da experimentação em química para propor materiais de ensino que possam auxiliar professores e alunos a entenderem a química e a importância dos óleos e gorduras para a sociedade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2013.
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons