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dc.contributor.advisorSilva, Mário Ângelo-
dc.contributor.authorArruda, Kaymara Rodrigues-
dc.identifier.citationARRUDA, Kaymara Rodrigues. Educação no presídio: uma possibilidade de (re)inserção social do apenado. 2007. 62 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2007.en
dc.description.abstractA presente pesquisa pretende problematizar uma área pouco conhecida e pouco valorizada: a educação no presídio. Atendo-se ao pressuposto de que a educação pode participar como meio de (re)inserção social, foram realizadas entrevistas com educadores que trabalham nos presídios do Distrito Federal e com educandos que já cumpriram a pena de privação de liberdade. Permeado pela contradição, o campo da educação no presídio oferece a possibilidade de (re)inserir o sujeito social, como foi concluído na pesquisa, contudo incorre em seu oposto quando a educação ensejada não se revela ampla, mas uma educação “bancária”, educação essa contrária a que Paulo Freire batalhava.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPresidiáriosen
dc.subject.keywordSistema penitenciárioen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordInclusão socialen
dc.titleEducação no presídio : uma possibilidade de (re)inserção social do apenadoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.location.countryBRAen
dc.date.accessioned2009-11-18T18:30:03Z-
dc.date.available2009-11-18T18:30:03Z-
dc.date.issued2009-11-18T18:30:03Z-
dc.date.submitted2007-07-30-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/713-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1The present research intends to quest and to make some questions about an area little aimed at and little valued: the education in the penitentiary. For that it limits to take care of the conjecture that the education can participate as a way of social reintegration, had been carried through interviews with educators who work in the penitentiary of the Distrito Federal and with students that already had fulfilled the penalty of freedom privation. Crossed with contradiction, the field of the education in the penitentiary offers the possibility of (re) inserting the social being, as it was concluded in the research, however incurs into its opposite when the tried education does not show its amplitude, but “a banking” education, education which is contrary the one that Paulo Freire worked for.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2007.07.TCC.713-
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