Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7132
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_PedroHenriqueDeSouza.pdf551,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A mulher no teatro : a representação feminina em escola de mulheres de Molière
Autor(es): Souza, Pedro Henrique de
Orientador(es): Barreto, Júnia Regina de Faria
Assunto: Mulheres na arte
Mulheres - condições sociais
Teatro inglês
Teatro francês
Data de apresentação: 24-Jul-2013
Data de publicação: 25-Fev-2014
Referência: SOUZA, Pedro Henrique de. A mulher no teatro: a representação feminina em escola de mulheres de Molière. 2013. 57 f. Monografia (Bacharelado em Letras - Francês)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este estudo trabalhou a representação feminina no contexto teatral do Renascimento ao século XVII e em particular na peça, Escola de mulheres de Molière. Traçando-se um paralelo entre dominação e subjugação e partindo de estudos sobre a sociedade do século XVII, foi-se discutido a relação entre a movimentação feminina e a defesa pelo modelo paternalista tradicional da sociedade. Isto posto, se estudou as estruturas político-sociais da época, obtendo-se assim, ferramentas para atestar sobre a inovação de Escola de Mulheres e, consequentemente, da produção dramatúrgica de Molière em prol da libertação da mulher. Pois ao se analisar a representação feminina em sua peça, tornou-se evidente a inovação da problemática discutida, o direito da mulher à educação e à livre escolha do parceiro. _____________________________________________________________________________ RÉSUMÉ
Cette étude a travaillé la représentation féminine dans le contexte théâtral de la Renaissance au XVIIe siècle et en particulier dans la pièce École des femmes de Molière. En établissant un parallèle entre domination et la soumission et à partir d'études sur la société du XVIIe siècle, il a été discuté la relation entre le mouvement féminin et la défense du traditionnel modèle paternaliste de la société. Cela dit, on a étudié les structures politiques et sociales de l'époque, afin d'obtenir des outils pour témoigner de l'innovation de L'École des femmes et, par conséquent, la production dramaturgique de Molière pour la libération des femmes. Lorsqu'on analyse la représentation féminine dans sa pièce, il est devenu évident la nouveauté du thème travaillé, le droit des femmes à l'éducation et au libre choix de partenaire.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Bacharelado em Letras - Francês, Monografia em Literatura, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Francês



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons