Título: | Gramática e ensino de PLE : introdução teórica e estudo da negação no PB |
Autor(es): | Rocha, Milena Fernandes da |
Orientador(es): | Carvalho, Orlene Lúcia de Saboia |
Assunto: | Língua portuguesa - estudo e ensino - falantes estrangeiros Língua portuguesa - gramática Linguística |
Data de apresentação: | 5-Dez-2013 |
Data de publicação: | 24-Fev-2014 |
Referência: | ROCHA, Milena Fernandes da. Gramática e ensino de PLE: introdução teórica e estudo da negação no PB. 2013. [33] f. Monografia (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Este é um trabalho de natureza acadêmica, produto de reflexões engendradas ao longo do curso de licenciatura em Letras – Português do Brasil como Segunda Língua da Universidade de Brasília (UnB), elaborado sob a orientação da professora Orlene Lúcia de Saboia Carvalho, que também é coordenadora do curso de PBSL na instituição. O objetivo deste projeto é investigar o tratamento reservado ao ensino de gramática nos contextos de português como língua estrangeira (PLE), salientando-se os seus pressupostos e as suas implicações teóricas para o ensino de línguas estrangeiras no século XXI. Deve-se ressaltar que, a despeito de o conceito de PLE fazer referência à unidade da língua portuguesa, esta pesquisa se debruça sobre o português falado no Brasil (PB). Para alcançar os objetivos propostos, a introdução teórica às discussões acerca do conceito de gramática e de sua aplicação ao ensino de línguas é acompanhada de um estudo comparativo entre a perspectiva tradicional, a linguística e aquela encontrada nos livros didáticos de PB como L2 no que diz respeito ao tratamento dado a um tema gramatical do PB. Este trabalho pauta-se pela seguinte sequência: (i) inicialmente, são introduzidas as intenções e pretensões deste artigo; (ii) em seguida, são levantadas reflexões acerca do conceito de gramática, buscando-se também esclarecer alguns equívocos que compreendem a gramática como instrumento de aquisição da modalidade escrita da língua; (iii) são apresentadas, a partir de uma perspectiva sócio-histórica, algumas conclusões científico-acadêmicas quanto à diferença conceitual e prática entre norma-padrão e norma culta, acompanhadas de uma breve apresentação do contexto sociolinguístico atual do PB; (iv) são elencados argumentos que justificam o ensino de gramática no contexto de PLE, comparando-se estes com os aspectos particulares do ensino de PB como L1; (v) a última parte teórica da pesquisa compreende o estudo comparativo do tratamento dado ao fenômeno da negação no PB no âmbito da Gramática Tradicional, da Linguística e de um livro didático de PLE; (vi) para concluir, sintetizo o que considero estar em evidência quando se trata de ensino de gramática no contexto de PLE, com a sincera expectativa de ter contribuído de alguma forma para a formação inicial e contínua de professores de língua estrangeira. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Curso de Letras – Português do Brasil como Segunda Língua, 2013. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português do Brasil como Segunda Língua
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