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dc.contributor.advisorPeres, Mônica Regina-
dc.contributor.authorSantana, Liliane Cristine da Silva-
dc.identifier.citationSANTANA, Liliane Cristine da Silva. A fan page da Biblioteca Demonstrativa: diretrizes para uso de mídias sociais. 2013. 143 f., il. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Biblioteconomia, 2013.en
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo geral a elaboração de diretrizes para uso das mídias sociais por bibliotecas públicas brasileiras. As mídias sociais são consideradas como um espaço de interação e comunicação múltipla e, desta forma, esse estudo teve como metodologia a revisão e fundamentação teórica sobre temas-núcleo: as redes sociais, a desintermediação e potenciação da autonomia do usuário, biblioteca 2.0 e mudança de perfis do usuário e bibliotecário e conceitos correlatos. O universo de pesquisa abrangeu a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles com a fan page e as bibliotecas representantes do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP). Em relação ao ambiente da fan page foi realizada uma pesquisa exploratória com o propósito de apresentar o sistema de métricas nativo da ferramenta; o estudo comparativo feito com as bibliotecas representantes do SEBP apresentou um quadro de pouca utilização das mídias sociais e quase nenhum estudo realizado para fundamentar o vínculo da biblioteca com a mídia social, como estudo de usuários e política de uso. Conclui-se que o ambiente da Demonstrativa é parcialmente 2.0, pois em relação ao seu desempenho, tanto ambientes reais, quanto digitais, há a busca dessa instituição pela promoção da desintermediação e potenciação da autonomia da comunidade. Por fim, são apresentadas as diretrizes básicas para elaboração de políticas para uso de mídias sociais, especialmente da fan page do Facebook, por bibliotecas públicas. __________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis research aims to elaborate guidelines for use of social media by brazilian public libraries. Social media is considered as a space for interaction and multiple communication and thus this study was to review the methodology and theoretical framework on core themes: social networks , disintermediation and enhancement of client autonomy, library 2.0 and evolution of user and librarian profiles. The research universe included the Library Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles with its fan page and libraries representatives of the Sistema Estadual de Bibliotecas Públocas (SEBP). Regarding the fan page environment an exploratory research was perfomed with the purpose of presenting its native metrics’ system, the comparative study with libraries that represent SEBP representatives have shown a framework of low use of social media and almost no study to support the library bond with social media, as a study of users and usage policy. We conclude that the Demonstrativa’s environment is partially 2.0 as compared to its performance, both real environments and digital, this institution promotes disintermediation and potentiation of community autonomy. Finally, the basic guidelines are presented for developing policies for the use of social media, especially the fan page of Facebook.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordMídia socialen
dc.subject.keywordRedes sociais on-lineen
dc.subject.keywordBiblioteca Demonstrativa de Brasíliaen
dc.subject.keywordBiblioteca 2.0en
dc.titleA fan page da Biblioteca Demonstrativa : diretrizes para uso de mídias sociaisen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2014-02-19T00:53:15Z-
dc.date.available2014-02-19T00:53:15Z-
dc.date.issued2014-02-19T00:53:15Z-
dc.date.submitted2013-11-18-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7108-
dc.language.isoPortuguêsen
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