Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7099
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_SandsXavierdaSilvaPereira.pdf8 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Loteamentos clandestinos no Distrito Federal : a questão do Setor Habitacional Ponte de Terra, Gama - DF
Autor(es): Pereira, Sands Xavier da Silva
Orientador(es): Peluso, Marília Luiza
Assunto: Crescimento urbano - Distrito Federal (DF)
Distrito Federal (DF) - planejamento urbano
Impacto ambiental
Data de apresentação: 5-Dez-2008
Data de publicação: 17-Fev-2014
Referência: PEREIRA, Sands Xavier da Silva. Loteamentos clandestinos no Distrito Federal: a questão do Setor Habitacional Ponte de Terra, Gama - DF. 2008. 59 f., il. Monografia (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender a questão habitacional de Brasília e dos loteamentos clandestinos que vem modificando o espaço urbano. Nessa modificação temos o surgimento de sérios problemas urbanos e ambientais, o que pode comprometer a qualidade de vida da cidade já que se modifica o espaço urbano sem qualquer planejamento. A pesquisa também levanta a questão do Setor Habitacional Ponte de Terra no Gama-DF, que está sendo criado a partir de uma série de loteamentos clandestinos feitos em uma área que há alguns anos tinha como destinação o uso rural. Durante o processo em que se realizou a pesquisa, quando se fez uma caracterização físico-ambiental apareceram alguns problemas, como o fato do setor estar em duas Áreas de Proteção de Mananciais (APMs), comprometendo a qualidade das águas para abastecimento público. A hipótese levantada é de que a falta da atuação do Estado para solucionar a questão habitacional deu origem ao surgimento de loteamentos clandestinos, que em decorrência disso surgem novos problemas, principalmente os ambientais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.12.TCC.7099
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons