Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/708
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_DeniseSilvaCosta.pdf203,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educar ou punir : dilemas na prática socioeducativa com adolescentes em regime de semiliberdade no Gama leste - DF
Autor(es): Costa, Denise Silva
Orientador(es): Schaeffer, Maria de Fátima Castilhos
Assunto: Menor infrator
Medidas socioeducativas
Controle social
Data de apresentação: Jul-2008
Data de publicação: 18-Nov-2009
Referência: COSTA, Denise Silva. Educar ou punir : dilemas na prática socioeducativa com adolescentes em regime de semiliberdade no Gama leste - DF. 2008. 58 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Este trabalho buscou elaborar uma reflexão sobre a cultura punitiva na prática profissional dos socioeducadores na semiliberdade no Distrito Federal por meio de um estudo de caso da Casa de Semiliberdade do Gama. Para tanto, foi realizado um resgate histórico com foco na questão do controle social de crianças e adolescentes em conflito com a lei, abordando os conceitos de Estado; hegemonia e contra hegemonia; e controle social. Este estudo conclui que, mesmo com 18 anos da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, a prática profissional dos socioeducadores não tem acompanhado as mudanças no campo legal. Isso ocorre devido a continuidade de uma cultura punitiva herdada de um sistema anterior ao ECA.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.07.TCC.708
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.