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Título: Uma análise do processo de Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade de Brasília
Autor(es): Brito, Kalley Gean Costa
Orientador(es): Leite, Cristina Maria Costa
Assunto: Professores de geografia - formação
Programas de estágio
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 11-Fev-2014
Referência: BRITO, Kalley Gean Costa. Uma análise do processo de Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade de Brasília. 2013. 70 f. Monografia (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho analisa a formação do professor de Geografia, por meio do processo de Estágio Supervisionado. Esse é considerado uma etapa essencial na formação inicial do futuro professor, um momento de reflexão e intervenção no ambiente escolar, que propicia, não somente, a compreensão sobre a prática docente, como também oferece a oportunidade de sua vivência, em uma perspectiva de reflexão sobre essa prática pedagógica. Assim, o objetivo geral desta investigação consiste na análise do processo de Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade de Brasília. Nesse sentido, essa pesquisa possui caráter qualitativo e analisa a importância do Estágio Supervisionado na formação docente, por meio de análise documental, narrativas dos professores envolvidos direta ou indiretamente no processo de formação docente e dos alunos que cursaram a disciplina Estágio Supervisionado 2. A suposição geral que norteia esta investigação é que o Estágio Supervisionado constitui-se um espaço insuficiente à profissionalização do professor. Nesse contexto, os resultados obtidos indicaram a necessidade de uma revisão na grade curricular do curso de Licenciatura em Geografia da referida Universidade, a fim de promover a inserção de outros espaços de formação e, ainda, articulá-los ao Estágio Supervisionado. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This essay analyses the Geography teacher education, through the process of supervised internship. This internship is considered to be an essential stage in the initial education of the future teacher – a moment of reflection and intervention in the school environment, that allows not only a comprehension of the teaching activities, as well as the opportunity of personally experience those in a reflective perspective of this pedagogic practice. Thus, the main objective of this investigation consists in an analysis of the process of the supervised internship of the bachelor Geography graduation course in Universidade de Brasilia. In this vein, this qualitative research analyses the importance of the supervised internship course in the teacher education, using a documentary analysis and the accounts of the students from the supervised internship course 2 and also the accounts of teachers involved directly or indirectly with the teaching education. The general guideline of this investigation supports that the supervised internship course is an insufficient space for teacher‟s professionalization. In this context, the achieved results indicated the need for a revision of the graduation program of the Universidade de Brasília Geography bachelor course, and doing it so, further promote the integration of different spaces and articulate them together with the supervised internship course.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2013.
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