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dc.contributor.advisorFreitas, Juvair Fernandes de-
dc.contributor.authorMaia, Rafael Alhadef-
dc.identifier.citationMAIA, Rafael Alhadef. Uma reflexão sobre geografia e ensino: a percepção dos alunos a respeito de cidadania. 2009. ix, 38 f., il. Monografia (Bacharelado e Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2009.en
dc.description.abstractO presente trabalho aborda algumas questões relacionadas ao ensino de Geografia e a Cidadania. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998), o papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e das sociedades indica uma necessidade de se construir uma escola para a formação de cidadãos. A geografia tem um papel fundamental nesse contexto, no qual seu ensino pode contribuir através da prática de construção e reconstrução de conhecimentos, habilidades, valores que ampliam a capacidade de crianças e jovens compreenderem o mundo em que vivem e atuam, pois é no espaço que se materializam as relações. Portanto, o objetivo geral desse trabalho é entender alguns aspectos e relações da Cidadania e Geografia concebidas pelos alunos, sendo que para isso torna-se necessário, como objetivos específicos: compreender as transformações da Geografia Escolar, no âmbito da Geografia Tradicional e Crítica; abordar o conceito de Cidadania, numa perspectiva geográfica; analisar a percepção de alunos, de uma escola particular do DF, sobre Cidadania e seu grau de interesse pelo aprendizado da geografia. Para atingir esses objetivos, foi feito um levantamento bibliográfico para que fosse possível construir o referencial teórico da pesquisa, subsidiando assim a análise dos resultados e, também, foi aplicado um questionário com alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Foi possível perceber que, de maneira geral, o favorecimento social-econômico dos alunos de Ensino Fundamental não facilita o envolvimento destes com a geografia. Há limitações dos alunos quanto à questão de cidadania que entre outros aspectos, está vinculada ao desinteresse dos alunos em estudar geografia e da apropriação dos assuntos políticos brasileiros.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCidadaniaen
dc.subject.keywordGeografia - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordGeografia (Ensino fundamental)en
dc.titleUma reflexão sobre geografia e ensino : a percepção dos alunos a respeito de cidadaniaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado e Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-02-10T20:08:56Z-
dc.date.available2014-02-10T20:08:56Z-
dc.date.issued2014-02-10T20:08:56Z-
dc.date.submitted2009-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7052-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2009.07.TCC.7052-
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