Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/7051
Título: | A música como recurso didático na aula de geografia |
Autor(es): | Ferreira, Manuel Nunes |
Orientador(es): | Sales, Marli |
Assunto: | Didática Música na educação Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Geografia - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 2012 |
Data de publicação: | 10-Fev-2014 |
Referência: | FERREIRA, Manuel Nunes. A música como recurso didático na aula de geografia. 2012. 51 f., il. Monografia (Bacharelado e Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | A interdisciplinaridade é importante para o processo de ensino-aprendizagem e também como ferramenta de integração de dois ou mais componentes curriculares segundo (FAZENDA, 1994). Os PCNs defendem a interdisciplinaridade como um fundamento para a integração da prática docente, o que a escola atual deve procurar aplicar. A música é uma disciplina que pode fazer inter-relação com a ciência geográfica, entrando nesse processo como um recurso didático. Como um recurso na aula de geografia, a música tanto na parte melódica como na parte textual, pode fazer essa inter-relação, com ênfase na segunda, já que o texto retrata de maneira mais compreensiva os conceitos estudados na geografia. Eles são de extrema importância para fazermos essa inter-relação. Isso pode ser empregado inclusive com o uso das novas tecnologias que estão disponíveis no nosso mundo atual. Este trabalho discute a utilização da música como recurso interdisciplinar nas aulas de geografia. Foram entrevistados professores e alunos de escolas da Região Administrativa do Gama, RA-II e identificou-se que, embora tal recurso seja considerado importante, raramente é utilizado na prática docente. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2012. |
Aparece na Coleção: | Geografia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons