Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7039
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_CarlosAlexandreGoncalvesReis.pdf491,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Proposta de motivação as aulas de educação física
Autor(es): Reis, Carlos Alexandre Gonçalves dos
Orientador(es): Senna, Marcus Tulius de Paula
Assunto: Motivação na educação
Educação física
Data de apresentação: 8-Dez-2012
Data de publicação: 6-Fev-2014
Referência: REIS, Carlos Alexandre Gonçalves dos. Proposta de motivação as aulas de educação física. 2012. 42 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este trabalho foi realizado com intuito de verificar os motivos do interesse dos adolescentes pela Educação Física Escolar, mostrando, através de uma revisão de literatura, fundamentada em livros, dissertações e revistas, que abordam esse tema sobre definições e conceitos referentes à motivação. Neste trabalho de conclusão de curso abordamos conceitos sobre Educação tendo como referencial teórico Saviani, Freire, José Carlos Libâneo e Vygotsky. Sabemos que a Educação é um conceito que vem sendo desenvolvido e discutido ao longo dos séculos pela sociedade, pois o homem, sempre buscou uma melhor forma para poder se relacionar com os outros. Depois analisaremos considerações sobre a Educação Física na Escola, é importante destacarmos que a inclusão da Educação Física no país deu-se no ano de 1850, através da Reforma Couto Ferraz e em 1854, a ginástica torna-se obrigatória no ensino primário e a dança, no ensino secundário. Abordaremos também desde a Educação Física com caráter militar que tinha como objetivos na escola, a formação de indivíduos capazes de suportar o combate, a luta, para atuar na guerra, selecionando a partir dessa ótica, indivíduos fisicamente “perfeitos”, excluindo os incapacitados, contribuindo para a maximização da força e o poderio da população. Embora a prática da seleção dos mais habilidosos esteja presente em nossa cultura até hoje, aqueles que possuem mais habilidades são mais valorizados do que os que não a possuem. Passaremos pelos conceitos higienista até chegarmos à Educação Física trabalhada nas escolas visando o desenvolvimento integral do Aluno. Os conteúdos trabalhados nas aulas de Educação Física bem como o leque de possibilidades de trabalho na área somado aos mecanismos de motivação para a participação nas mesmas. Através de entrevistas, questionários e relatos podemos afirmar que os alunos estão extrinsecamente motivados quando eles realizam as atividades esperando algum tipo de recompensa externa, mas muitos a praticam através de motivações intrínsecas, ou seja, por benefícios próprios da pratica esportiva, como adquirir uma melhor aptidão física, aperfeiçoamento da motricidade, um melhor desenvolvimento físico e também psicológico. A motivação surge de impulsos, desejos, interesses e atitudes. Através da motivação as pessoas são levadas a ação! Na atualidade a falta de motivação dos estudantes é um grande problema enfrentado pelos professores, desinteresse e indisposição dificultando o alcance dos objetivos no processo ensino aprendizagem. Sendo assim convido-o para essa “viagem”.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Educação a Distância, Programa Pró-Licenciatura, Polo Ceilândia-DF, 2012.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons