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dc.contributor.advisorSenna, Marcus Tulius de Paula-
dc.contributor.authorReis, Carlos Alexandre Gonçalves dos-
dc.identifier.citationREIS, Carlos Alexandre Gonçalves dos. Proposta de motivação as aulas de educação física. 2012. 42 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Educação a Distância, Programa Pró-Licenciatura, Polo Ceilândia-DF, 2012.en
dc.description.abstractEste trabalho foi realizado com intuito de verificar os motivos do interesse dos adolescentes pela Educação Física Escolar, mostrando, através de uma revisão de literatura, fundamentada em livros, dissertações e revistas, que abordam esse tema sobre definições e conceitos referentes à motivação. Neste trabalho de conclusão de curso abordamos conceitos sobre Educação tendo como referencial teórico Saviani, Freire, José Carlos Libâneo e Vygotsky. Sabemos que a Educação é um conceito que vem sendo desenvolvido e discutido ao longo dos séculos pela sociedade, pois o homem, sempre buscou uma melhor forma para poder se relacionar com os outros. Depois analisaremos considerações sobre a Educação Física na Escola, é importante destacarmos que a inclusão da Educação Física no país deu-se no ano de 1850, através da Reforma Couto Ferraz e em 1854, a ginástica torna-se obrigatória no ensino primário e a dança, no ensino secundário. Abordaremos também desde a Educação Física com caráter militar que tinha como objetivos na escola, a formação de indivíduos capazes de suportar o combate, a luta, para atuar na guerra, selecionando a partir dessa ótica, indivíduos fisicamente “perfeitos”, excluindo os incapacitados, contribuindo para a maximização da força e o poderio da população. Embora a prática da seleção dos mais habilidosos esteja presente em nossa cultura até hoje, aqueles que possuem mais habilidades são mais valorizados do que os que não a possuem. Passaremos pelos conceitos higienista até chegarmos à Educação Física trabalhada nas escolas visando o desenvolvimento integral do Aluno. Os conteúdos trabalhados nas aulas de Educação Física bem como o leque de possibilidades de trabalho na área somado aos mecanismos de motivação para a participação nas mesmas. Através de entrevistas, questionários e relatos podemos afirmar que os alunos estão extrinsecamente motivados quando eles realizam as atividades esperando algum tipo de recompensa externa, mas muitos a praticam através de motivações intrínsecas, ou seja, por benefícios próprios da pratica esportiva, como adquirir uma melhor aptidão física, aperfeiçoamento da motricidade, um melhor desenvolvimento físico e também psicológico. A motivação surge de impulsos, desejos, interesses e atitudes. Através da motivação as pessoas são levadas a ação! Na atualidade a falta de motivação dos estudantes é um grande problema enfrentado pelos professores, desinteresse e indisposição dificultando o alcance dos objetivos no processo ensino aprendizagem. Sendo assim convido-o para essa “viagem”.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordMotivação na educaçãoen
dc.subject.keywordEducação físicaen
dc.titleProposta de motivação as aulas de educação físicaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-02-06T18:40:45Z-
dc.date.available2014-02-06T18:40:45Z-
dc.date.issued2014-02-06T18:40:45Z-
dc.date.submitted2012-12-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7039-
dc.language.isoPortuguêsen
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