Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/699
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_RosileneOliveira.pdf927,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Mulheres na Força Aérea Brasileira : uma proposta de estudo sobre a contribuição das mulheres na construção de um novo espírito militar
Autor(es): Oliveira, Rosilene
Orientador(es): Viegas, Luiz Fernando
Assunto: Mulheres - emprego
Força Aérea Brasileira (FAB)
Militarismo
Data de apresentação: Ago-2006
Data de publicação: 17-Nov-2009
Referência: OLIVEIRA, Rosilene. Mulheres na Força Aérea Brasileira: uma proposta de estudo sobre a contribuição das mulheres na construção de um novo espírito militar. 2006. 76 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: A categoria gênero como resultante da construção de verdades, enquanto instrumento de dominação nas relações sociais, quem molda a entrada das mulheres no espaço público, como uma das estratégias capitalistas na obtenção de lucro na substituição do trabalho masculino, o que refletiu nos olhares dos homens sobre elas, passando a enxergá-las como concorrentes em potencial no mercado de trabalho. No decorrer do processo de emancipação do mercado brasileiro, as mulheres atingem a igualdade jurídica e supostamente social, porém vão sofrendo sutis exclusões por uma legislação trabalhista populista com a implementação da CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas e assim fica demarcada sua entrada no espaço público. Posteriormente, a partir da década de 1980, elas passam a compor alguns quadros das Forças Armadas, refletindo a mesma lógica complementar que acompanha sua trajetória. No entanto, passam a incorporar uma Instituição que também passa por profundas mudanças sociopolíticas refletidas num processo de mudanças no espírito militar, enquanto fenômeno social – relação Sociedade e Organização Militar. A entrada dessas mulheres no militarismo, levando-se em conta com quais intenções estas se propuseram a participar dessa dinâmica, assim como de que forma os que fazem parte dela aceitaram e aceitam essa participação que revelaram como vem sendo a contribuição dessas mulheres na formação desse novo espírito militar.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2006.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2006.08.TCC.699
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.