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Título: A importância da Ed. Física no desenvolvimento motor no ensino fundamental das escolas municipais do Pov. de Umbuzeiro
Autor(es): Guimarães, Marcos Pereira
Orientador(es): Behmoiras, Daniel Cantanhede
Assunto: Capacidade motora nas crianças
Educação física para crianças
Educação de crianças
Data de apresentação: 25-Out-2013
Data de publicação: 23-Jan-2014
Referência: GUIMARÃES, Marcos Pereira. A importância da Ed. Física no desenvolvimento motor no ensino fundamental das escolas municipais do Pov. de Umbuzeiro. 2013. 35 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Piritiba-BA, 2013.
Resumo: A educação infantil é uma etapa da vida da criança na qual são construídos e internalizados conceitos, e essa construção recebe forte influência do contexto em que a criança está inserida. Dentro da escola, todo o contexto que a cerca exerce um importante papel mediador. A Educação Física em sua totalidade vem passando ao longo do tempo por modificações pedagógicas e com as frequentes descobertas nas diversas áreas que envolvem sua forma de ensina, vem assumindo varias posturas para se firmar como uma disciplina tão importante e necessária como qualquer outra existente no currículo escolar. Sua busca esta sempre em desvantagem frente às outras disciplinas, devido à falta de uma sistematização dos seus conteúdos, uma sequência pedagógica e continua durante todo o processo escolar. Este trabalho oferece possibilidade de buscar através do processo de investigação a importância de uma sistematização dos conteúdos para a Educação Física escolar que venha transformar todas as mudanças e estudos em reais benefícios pedagógicos. Tal pesquisa acontece através da revisão bibliográfica e pesquisa de campo com profissionais envolvidos na área da educação física do ensino fundamental I, sendo que seria pertinente para contextualizar os momentos de sala de aula e os momentos do trabalho corporal, de forma que não houvesse uma separação entre o que acontece na sala e o que acontece fora dela, buscando uma melhor compreensão desta necessidade de reconhecimento. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
Early childhood education is a child's stage of life in whichconcepts are constructed and internalized, and this buildingreceives strong influence of the context in which the child is inserted. Inside the school, all about the context that plays an important mediating role, and. Physical education as a whole has experienced over time by changes in teaching and frequent discoveries in several areasinvolving the way they teach, has taken several positions to make it as a subject as important and necessary as anything on thecurriculum school. Your search is always at a disadvantageagainst other disciplines, due to a lack of systematization of its contents, a pedagogical sequence and continues throughout the schooling process. This work offers the possibility to search through the process of investigating the importance of a systematization of the content for Physical Education that will make all the changes and studies in real educational benefits. Such research takes place through literature review and field research with professionals involved in physical education fromelementary school, and would be useful to contextualize theclassroom moments and moments of the body work, so that there was a separation between what happens in the room and what happens outside, seeking a better understanding of this need for recognition.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Licenciatura em Educação Física, Polo Piritiba-BA, 2013. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
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