Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/680
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_DeniseNogueira.pdf353,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A eficácia da lei Maria da Penha no combate à violência doméstica contra a mulher : algumas referências no Distrito Federal
Autor(es): Nogueira, Denise Mendes
Orientador(es): Araújo, Neuza de Farias
Assunto: Violência doméstica
Mulheres - violência
Lei Maria da Penha
Data de apresentação: 2008
Data de publicação: 16-Nov-2009
Referência: NOGUEIRA, Denise Mendes. A eficácia da lei Maria da Penha no combate à violência doméstica contra a mulher: algumas referências no Distrito Federal. 2008. 68 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: As mulheres são vítimas históricas do preconceito baseado no gênero, ocupando espaços inferiores aos dos homens dentro da sociedade. O fato é que, durante anos a sociedade ignorou tal subjugação dentro do próprio lar dessas mulheres. Vítimas de seus próprios companheiros, elas permaneceram em total silêncio por medo de serem desamparadas pelo Estado e pela sociedade. Em meio a lutas e reivindicações do movimento feminista o fenômeno da violência doméstica gradualmente vem ganhando repercussão e culminou com a edição da Lei Maria da Penha, a qual garante diversos mecanismos para amparar as vítimas e possibilitar que elas vivam dignamente. No presente trabalho, pretende-se responder à seguinte pergunta: Em que medida a Lei Maria da Penha contribuiu para o aumento das denúncias por parte das mulheres vítimas de violência doméstica? O que podemos afirmar com precisão é que a nova Lei apresenta-se como um mecanismo eficaz no combate à violência doméstica, mas tomando como base o seu próprio texto, pesquisas bibliográficas e três instituições voltadas para o combate a este crime, é possível dizer que tal instrumento normativo influenciará no aumento das denúncias desde que haja um trabalho voltado para sua divulgação para toda a comunidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.TCC.680
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.