Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6774
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MarceloLoboFonseca.pdf979,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da política de conteúdo local em ramos selecionados da cadeia de óleo e gás do Brasil
Autor(es): Fonseca, Marcelo Lobo
Orientador(es): Nogueira, Jorge Madeira
Assunto: Petróleo - aspectos políticos
Gás natural
Indústria petrolífera
Data de apresentação: 30-Jul-2013
Data de publicação: 14-Jan-2014
Referência: FONSECA, Marcelo Lobo. Análise da política de conteúdo local em ramos selecionados da cadeia de óleo e gás do Brasil. 2013. 50 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o impacto da política de conteúdo local em ramos selecionados da cadeia de fornecedores de Óleo e Gás do Brasil. Com base em dados da Pesquisa Industrial Anual (PIA) do IBGE e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho e Emprego, foi analisado a dinâmica de cinco variáveis chave: quantidade de empresas, emprego, grau de escolaridade, investimentos e produtividade do trabalho. Os resultados mostram que os ramos selecionados tiveram uma dinâmica diferenciada em relação à média da indústria no período após o início da política de Conteúdo Local.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília,Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons