Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6711
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RaquelTeixeiraMartins.pdf541,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de caso sobre o uso de ferramentas de gestão da qualidade em uma empresa rural
Autor(es): Martins, Raquel Teixeira
Orientador(es): Polycarpo, Rafaela Carareto
Assunto: Gestão da qualidade total
Administração rural
Agronegócios
Agricultura orgânica
Agricultura - controle de qualidade
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 6-Jan-2014
Referência: MARTINS, Raquel Teixeira. Estudo de caso sobre o uso de ferramentas de gestão da qualidade em uma empresa rural. 2013. [28] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho teve como objeto a Fazenda Malunga, localizada no Núcleo Rural Lamarão, Distrito Federal. A propriedade é especializada na produção orgânica de hortaliças, leite e seus derivados. Os objetivos principais da pesquisa foram: relatar o uso da metodologia de gerenciamento da rotina do dia-a-dia, exemplificar a aplicação das ferramentas de gestão: 5W1H, PDCA, Diagrama de Causa e Efeito e Brainstorm e relatar os principais problemas encontrados com a implantação das mesmas. A relevância do trabalho se dá devido à grande importância das ferramentas de gestão acima citadas principlamente em empreendimentos de destaque como a Fazenda Malunga. A propriedade se destaca no mercado brasiliense e em âmbito nacional e é tida como referência na produção de orgânicos. Buscando atingir os objetivos propostos utilizou-se, embasamento teórico da literatura, voltada a técnicas de gestão e as especificidades da produção. Através de visitas a propriedade, com a utilização de entrevistas, observação direta e pesquisa a dados secundários, foi realizada a coleta de dados. Os dados coletados foram analisados e resultaram em um relatório que demonstra a trajetória de empresa rumo a eficiência e as dificuldades encontradas na utilização das ferramentas de gestão.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2013.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons