Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6699
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_PedroPauloCostaDeMoraes.pdf135,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cooperativismo de crédito : uma análise do SICOOB
Autor(es): Moraes, Pedro Paulo Costa de
Orientador(es): Santana, Ana Claudia Farranha
Assunto: Bancos
Cooperativismo
Cooperativas de crédito
Data de apresentação: 19-Nov-2013
Data de publicação: 3-Jan-2014
Referência: MORAES, Pedro Paulo Costa de. Cooperativismo de crédito: uma análise do SICOOB. 2013. 24 f. Trabalho de Conclusão Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: O presente trabalho irá realizar uma análise do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil SICOOB e sua entidade financeira, o Banco Cooperativo do Brasil S/A BANCOOB. Inicialmente resgata-se a história do cooperativismo de crédito, no mundo, para se compreender o que ocasionou o seu surgimento e quais os passos que o levaram a sua organização atual, principalmente em conglomerados cooperativos. Em seguida há um breve histórico do cooperativismo de crédito no Brasil e o que proporcionou o surgimento do SICOOB. Por fim, é desenvolvida uma análise sobre o sistema SICOOB e de sua entidade financeira, BANCOOB. Esse relatório destaca a experiência de estágio supervisionado, contribuindo no processo de formação do autor e demonstrando os desafios do cooperativismo de credito para os pequenos negócios e, discutindo se o modelo da solidariedade ainda permanece nesses arranjos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2013.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons