Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6691
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ManuelaArrechea.pdf365,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Opiniões e vivências de cotistas negros da UnB
Autor(es): Arrechea, Manuela
Orientador(es): Tavolaro, Sergio Barreira de Faria
Assunto: Sistema de cotas
Programas de ação afirmativa
Discriminação racial
Discriminação na educação
Negros - educação
Data de apresentação: 18-Jul-2013
Data de publicação: 2-Jan-2014
Referência: ARRECHEA, Manuela. Opiniões e vivências de cotistas negros da UnB. 2013. 77 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta pesquisa teve como questão motivadora conhecer e analisar vivências e opiniões de estudantes cotistas negros da UnB, abrangendo estudantes das três grandes áreas de conhecimento: 1) Ciências da Vida e Saúde; 2) Artes e Humanidades; 3) Ciências Exatas e Tecnológicas, procurando observar eventuais convergências e divergências entre as grandes áreas analisadas. Os dados apresentados são provenientes de entrevistas realizadas com quinze cotistas negros de seis cursos da UnB. Foram conhecidas e comparadas situações de discriminação racial por que passaram, suas visões sobre o fenômeno do racismo no Brasil, a respeito dos movimentos negros brasileiros, acerca de medidas a serem adotadas com vistas à diminuição do racismo no país, bem como a respeito das ações afirmativas no acesso ao ensino superior. A maioria dos entrevistados demonstrou ser esclarecida com relação ao sistema de cotas para negros e aqueles que não detinham muito conhecimento a esse respeito eram os mesmos que tinham uma visão mais “otimista”, por assim dizer, acerca do racismo no país em comparação com os demais estudantes. Observou-se que constrangimentos nas relações dos cotistas em seu cotidiano na universidade não se apresentaram de forma mais intensa em cursos de “elevado prestígio social”.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons