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dc.contributor.advisorDiniz, Debora-
dc.contributor.authorBorges, Andréa Macedo Rangel-
dc.identifier.citationBORGES, Andréa Macedo Rangel. Educação inclusiva no Distrito Federal: potencialidades e limites. 2008. 53 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2008.en
dc.description.abstractA presente monografia teve como objetivo verificar as potencialidades e os limites, apontados por professores que lecionam para educandos em inclusão, quanto a implementação da política de educação inclusiva no Distrito Federal. Para tanto, esta pesquisa consistiu em um estudo de Ciências Sociais realizado no Distrito Federal, fazendo o uso de metodologia qualitativa de levantamento e análise de dados. No trabalho de campo foi realizado um cuidadoso levantamento e análise de legislações brasileiras vigentes, que abarcam a questão da inclusão de pessoas com deficiência e com necessidades educacionais especiais na educação, e, foi aplicado um questionário semi-estruturado a dez (10) professores que trabalhamr em escolas inclusivas da rede pública de ensino do Distrito Federal, com vistas a elucidar o objetivo proposto. A política de educação inclusiva existe em decorrência da demanda social por uma escola mais justa, que não segregue e nem exclua as pessoas com deficiência ou com necessidades educacionais especiais do meio educacional. A proposta da educação inclusiva diz respeito à democratização da escola a qual deve ser pautada no apreço a diversidade, e deve ser capaz de atender as diferentes necessidades de cada estudante, garantindo assim, que seus direitos como o acesso a educação de qualidade sejam garantidos. Entretanto, as evidências da pesquisa apontam que muitas barreiras devem ser enfrentadas e superadas, no âmbito educacional, para que a inclusão escolar seja eficaz, confirmando assim, as hipóteses da pesquisa e evidenciando que as escolas no Distrito Federal não têm conseguido incluir muitos educandos os quais ficam, muitas vezes, limitados à inserção física, sem que suas necessidades sejam atendidas e suas diferenças respeitadas. Nesse caso, nem mesmo alguns imperativos legais como, por exemplo, a capacitação de professores que atuam na educação inclusiva, e a acessibilidade dos alunos portadores de deficiências ao ambiente escolar estão sendo efetivados e garantidos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordEducação especialen
dc.subject.keywordInclusão socialen
dc.titleEducação inclusiva no Distrito Federal : potencialidades e limitesen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.location.countryBRAen
dc.date.accessioned2009-11-12T16:29:44Z-
dc.date.available2009-11-12T16:29:44Z-
dc.date.issued2009-11-12T16:29:44Z-
dc.date.submitted2008-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/668-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2008.08.TCC.668pt_BR
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