Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6688
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ClariceCancadoMonteiro.pdf346,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O que determina o desempenho dos alunos na educação básica brasileira?
Autor(es): Monteiro, Clarice Cançado
Orientador(es): Medeiros, Marcelo
Assunto: Desempenho escolar
Qualidade (Educação)
Educação e Estado
Educação
Data de apresentação: 25-Jul-2013
Data de publicação: 2-Jan-2014
Referência: MONTEIRO, Clarice Cançado. O que determina o desempenho dos alunos na educação básica brasileira? 2013. 44 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta monografia tem como objetivo apresentar os principais determinantes do desempenho dos estudantes brasileiros na educação básica, de modo a verificar quais fatores estão associados a uma melhoria da qualidade e a um aumento da equidade na educação como um todo. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica das pesquisas publicadas a partir de 1990 que quantificaram a contribuição de cada fator para o êxito escolar dos alunos. Como cada pesquisa levanta uma quantidade determinada de fatores, este trabalho buscou agrupá-los e sistematizá-los, fazendo com que diferentes evidências empíricas dialoguem entre si. Dessa forma, foi possível fornecer um panorama geral do que leva os estudantes a obterem sucesso em sua trajetória escolar, mostrar como esse fenômeno é extremamente complexo e multifacetado, envolvendo diversas influências extra e intraescolares. Acredita-se que isso pode contribuir para a visualização e o entendimento do que realmente pode fazer diferença em educação. _____________________________________________________________ ABSTRACTS
This study aims to present what factors determine the performance of Brazilian students in basic education and, therefore, which factors are associated with an improvement in quality and an increase in educational equity as a whole. To this end, a literature review was conducted, based on studies published since 1990 that quantified the contribution of each factor to the success of the students. Whereas each research raises a certain amount of factors, this study sought to group and systematize them, establishing relations between different empirical evidences. Thus, it was possible to provide an overview of what leads students to succeed in their school career, showing how this is an extremely complex and multifaceted phenomenon, which involves different influences both out and within the school environment. It is believed that this may contribute to the visualization and understanding of what can really make a difference in education.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons