Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Zardo, Sinara Pollom | - |
dc.contributor.author | Silva, Aline Nathalia Carvalho | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Aline Nathalia Carvalho. O direito à acessibilidade e a inclusão escolar: um estudo de caso de uma escola pública do Distrito Federal. 2013. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. | en |
dc.description.abstract | A escola tem um papel social e democratizador fundamental para o desenvolvimento do cidadão, para isto ela precisa fazer com que todos estejam juntos, participando efetivamente do processo de aprendizagem. Nesta pesquisa, parte-se do pressuposto que tanto a equipe pedagógica e gestora devem estar engajadas para a socialização e o bem estar dos alunos, promovendo, dentre as ações para a promoção da inclusão escolar, a acessibilidade na escola. Este trabalho monográfico busca compreender a concepção de acessibilidade que orienta a organização escolar de uma escola Classe do Distrito Federal, contemplada no ano de 2012 pelo Programa Escola Acessível do Ministério da Educação. A metodologia utilizada baseou-se numa pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, usando uma entrevista semi-estruturada com a gestora daquela escola para a obtenção dos dados. A análise dos dados evidenciou que este Programa, ainda que pouco conhecido, é sem dúvida um beneficio alcançado nas politicas públicas de acessibilidade. Porém, é necessário que ele seja mais eficiente na sua execução, haja vista sua relevância para a promoção do acesso, participação e aprendizagem aos alunos com necessidades educacionais especiais. Pode-se concluir também que a acessibilidade na estrutura física é importante para o bem estar dos alunos, porém, ela por si só não garante a inclusão escolar. Faz-se necessário que haja uma mudança de postura e atitude da equipe gestora em relação à própria condição humana dos alunos que apresentam algum tipo de deficiência e que demandam ações de acessibilidade na escola. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Estudantes deficientes | en |
dc.subject.keyword | Acessibilidade | en |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | en |
dc.subject.keyword | Políticas educacionais | en |
dc.title | O direito à acessibilidade e a inclusão escolar : um estudo de caso de uma escola pública do Distrito Federal | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-11-27T11:08:44Z | - |
dc.date.available | 2013-11-27T11:08:44Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-27T11:08:44Z | - |
dc.date.submitted | 2013-03-12 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/6640 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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