Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6630
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AndersonDinizGalvao.pdf767,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ensino de história e políticas públicas : reflexões sobre a implementação da lei 10639/03 em escolas públicas do DF
Autor(es): Galvão, Anderson Diniz
Orientador(es): Garcia, Renísia Cristina
Assunto: Relações raciais
Igualdade na educação
História - estudo e ensino
Políticas educacionais
Discriminação na educação
Data de apresentação: 23-Jul-2013
Data de publicação: 26-Nov-2013
Referência: GALVÃO, Anderson Diniz. Ensino de história e políticas públicas: reflexões sobre a implementação da lei 10639/03 em escolas públicas do DF. 2013. 110 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso constitui-se de uma investigação reflexiva acerca da problemática da implementação da Lei 10639/03 na Educação básica do DF. Apresentamos conceitos importantes para o entendimento da temática racial, contudo o trabalho tem um caráter de pesquisa exploratória de campo, onde tentamos unir a reflexão teórica com os aspectos práticos que abarcam a Educação das Relações Étnico-raciais. A pesquisa constitui-se de um complexo percurso, onde analisamos os resultados do PROIC 2011-2012, realizado em 8 escolas públicas do DF, em que buscamos percepcionar as representações sociais de gestores, professores e pais. Outro campo da pesquisa foi do Estágio Supervisionado, onde de maneira prática observamos os avanços e fragilidades quanto à implementação da Lei 10639/03. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde utilizamos a técnica de analise de conteúdo, através de um aporte histórico-crítico sobre as observações, entrevistas e dados coletados. Buscou-se refletir acerca da relação entre Ensino de História, Políticas Públicas e a Práxis pedagógica, entendendo a escola como foco da implementação e avaliação das políticas educacionais afirmativas. Concluiu-se que há muitas falhas no aspecto da gestão das políticas públicas antirracistas. Percebeu-se a fragilidade e a escassez de referenciais e materiais para o Ensino de História da Cultura Afro-brasileira e Africana. Também se observou que a falta de capacitação inicial e continuada de professores tem afetado decisivamente para a materialização das Diretrizes. ________________________________________________________________________ ABSTRACT
This course conclusion paper is a reflexive investigation around the problematics of the implementation of the Law 10639/03 in basic education in the Brazilian Federal District. We present concepts important to the understanding of the racial subject area, but our work is one of exploratory field research, in which we attempt to join theoretical reflection and practical aspects encompassed in ethnic/racial relations education. Ou research underwent a complex course, in which we analysed the results of the PROIC 2011-2012, conducted in eight public schools of the Federal District, attempting to perceive the social representations of administrators, teachers, and parents. Another arena of research was a supervised internship, during which we observed the advances and weak points in the implementation of the Law 10639/03. This was qualitative research, using the content analysis technique, whereby we added a historical/critical contribution to observations, interviews and collected data. An attempt was made to reflect on the relation between teaching and history, public policies and pedagogical praxis, understanding the school as the focal point of the implementation of affirmative educational policies. We concluded that there are many flaws in the management of antiracist public policies, noticed the fragility and lack of references and materials for teaching the history of African-Brazilian culture, and observed that the absence of initial and continuous teacher training has decidedly affected the materializing of the directives.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons