Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6607
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_NadiaLuciaMendesDeSouza.pdf1,54 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ação política em videoclipes : Madonna, System of a Down e a Guerra do Iraque
Autor(es): Souza, Nádia Lúcia Mendes de
Orientador(es): Souza, Maria Letícia Renault Carneiro de Abreu e
Assunto: Videoclipe musical
Comunicação de massa - aspectos políticos
Iraque, Guerra do, 2003
Data de apresentação: 19-Jul-2013
Data de publicação: 22-Nov-2013
Referência: SOUZA, Nádia Lúcia Mendes de. Ação política em videoclipes: Madonna, System of a Down e a Guerra do Iraque. 2013. 71 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho analisou dois videoclipes para tentar compreender como o videoclipe pode exercer uma ação política. Os dois vídeos são: American Life, lançado pela cantora pop americana Madonna, e Boom!, lançado pela banda de rock americana System of a Down. Ambos foram produzidos no contexto da invasão americana ao Iraque, em março de 2003, e apresentam posicionamentos contrários a essa invasão. De posse da pesquisa bibliográfica - que abarcou a história e os conceitos do videoclipe, a definição de política e uma metodologia para análise de imagens - os vídeos foram analisados individualmente, segundo categorias pré estabelecidas. Para entender como a ação política dos autores foi construída, a análise se baseou nos aspectos midiáticos, plásticos e políticos contidos nos vídeos, bem como o contexto de produção e lançamento. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study analyzed two video clips to try to understand how the video clip can exert a political action. The videos are: American Life, released by American pop singer Madonna, and Boom!, released by American rock band System of a Down. Both were produced in the context of the U.S. invasion of Iraq in March 2003, and feature positioning opposed to this invasion. Ownership of the research literature - which covered the history and concepts of the video clip, the political setting and a methodology for image analysis - the videos were analyzed individually, according to pre-established categories. To understand how the political action of the authors was built, the analysis was made by the media, politicians and plastics contained in the videos, as well as the context of production and release.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2013.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons