Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6544
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JoanaDeSouzaCampelo.pdf1,29 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Construção de situações urbanas
Autor(es): Campelo, Joana de Souza
Orientador(es): Cruz, Cecilia Mori
Assunto: Fotografia na educação
Paisagem urbana
Fotografia paisagística
Arte - estudo e ensino
Data de apresentação: 6-Mar-2013
Data de publicação: 8-Nov-2013
Referência: CAMPELO, Joana de Souza. Construção de situações urbanas. 2013. 39 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A fotografia, o envolvimento com a cidade e a arte-educação estão entrelaçados neste trabalho. O objetivo geral é propor a linguagem fotográfica como ferramenta didática a partir do desenvolvimento de atividades educacionais que fomentem diálogos de conteúdos sociais, culturais, artísticos e históricos. Com a grande evolução tecnológica verificada nos tempos recentes, a adoção de ferramentas como a fotografia nos processos educacionais visa, dentre outras questões, despertar o interesse do corpo discente em produções artísticas, de forma a educar o olhar, tornando-o mais poético, desenvolver a sensibilidade visual, a criação, a expressão artística e incentivar uma reflexão crítica sobre seu espaço no mundo e suas relações no ambiente cotidiano, escolar e na própria vida. A cidade é o referencial poético, por ser um ambiente que oferece ao nosso olhar múltiplos elementos de valor estético que se manifestam por variadas linguagens, como a arquitetura, o traçado urbanístico, as luzes e as cores, as fachadas dos prédios, as propagandas em cartazes e outdoors, entre muitos outros. A eles nos é facultado o acesso diário, uma vez que fazem parte do nosso ambiente cotidiano, e, portanto, podem ser usados como material didático para as aulas de linguagens artísticas e de História da Arte. O trabalho busca incentivar uma exploração artística desses elementos com a utilização da fotografia para sua descoberta e exploração. Trata-se de estimular a percepção e atenção dos alunos para paisagens urbanas do cotidiano de Brasília e paralelamente relacioná-las a dados históricos, culturais, sociais artísticos e arquitetônicos da cidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2013.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons