Resumo: | A fotografia, o envolvimento com a cidade e a arte-educação estão entrelaçados neste trabalho. O objetivo geral é propor a linguagem fotográfica como ferramenta didática a partir do desenvolvimento de atividades educacionais que fomentem diálogos de conteúdos sociais, culturais, artísticos e históricos. Com a grande evolução tecnológica verificada nos tempos recentes, a adoção de ferramentas como a fotografia nos processos educacionais visa, dentre outras questões, despertar o interesse do corpo discente em produções artísticas, de forma a educar o olhar, tornando-o mais poético, desenvolver a sensibilidade visual, a criação, a expressão artística e incentivar uma reflexão crítica sobre seu espaço no mundo e suas relações no ambiente cotidiano, escolar e na própria vida. A cidade é o referencial poético, por ser um ambiente que oferece ao nosso olhar múltiplos elementos de valor estético que se manifestam por variadas linguagens, como a arquitetura, o traçado urbanístico, as luzes e as cores, as fachadas dos prédios, as propagandas em cartazes e outdoors, entre muitos outros. A eles nos é facultado o acesso diário, uma vez que fazem parte do nosso ambiente cotidiano, e, portanto, podem ser usados como material didático para as aulas de linguagens artísticas e de História da Arte. O trabalho busca incentivar uma exploração artística desses elementos com a utilização da fotografia para sua descoberta e exploração. Trata-se de estimular a percepção e atenção dos alunos para paisagens urbanas do cotidiano de Brasília e paralelamente relacioná-las a dados históricos, culturais, sociais artísticos e arquitetônicos da cidade. |