Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6544
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JoanaDeSouzaCampelo.pdf1,29 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCruz, Cecilia Mori-
dc.contributor.authorCampelo, Joana de Souza-
dc.identifier.citationCAMPELO, Joana de Souza. Construção de situações urbanas. 2013. 39 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2013.en
dc.description.abstractA fotografia, o envolvimento com a cidade e a arte-educação estão entrelaçados neste trabalho. O objetivo geral é propor a linguagem fotográfica como ferramenta didática a partir do desenvolvimento de atividades educacionais que fomentem diálogos de conteúdos sociais, culturais, artísticos e históricos. Com a grande evolução tecnológica verificada nos tempos recentes, a adoção de ferramentas como a fotografia nos processos educacionais visa, dentre outras questões, despertar o interesse do corpo discente em produções artísticas, de forma a educar o olhar, tornando-o mais poético, desenvolver a sensibilidade visual, a criação, a expressão artística e incentivar uma reflexão crítica sobre seu espaço no mundo e suas relações no ambiente cotidiano, escolar e na própria vida. A cidade é o referencial poético, por ser um ambiente que oferece ao nosso olhar múltiplos elementos de valor estético que se manifestam por variadas linguagens, como a arquitetura, o traçado urbanístico, as luzes e as cores, as fachadas dos prédios, as propagandas em cartazes e outdoors, entre muitos outros. A eles nos é facultado o acesso diário, uma vez que fazem parte do nosso ambiente cotidiano, e, portanto, podem ser usados como material didático para as aulas de linguagens artísticas e de História da Arte. O trabalho busca incentivar uma exploração artística desses elementos com a utilização da fotografia para sua descoberta e exploração. Trata-se de estimular a percepção e atenção dos alunos para paisagens urbanas do cotidiano de Brasília e paralelamente relacioná-las a dados históricos, culturais, sociais artísticos e arquitetônicos da cidade.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordFotografia na educaçãoen
dc.subject.keywordPaisagem urbanaen
dc.subject.keywordFotografia paisagísticaen
dc.subject.keywordArte - estudo e ensinoen
dc.titleConstrução de situações urbanasen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-11-08T10:39:10Z-
dc.date.available2013-11-08T10:39:10Z-
dc.date.issued2013-11-08T10:39:10Z-
dc.date.submitted2013-03-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6544-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons