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Título: Heróis da resistência : uma análise sobre a representação do militante em Lamarca e O que é isso, companheiro?
Autor(es): Lima, Dandara Oliveira
Orientador(es): Machado, Liliane Maria Macedo
Assunto: Cinema brasileiro
Cinema - aspectos sociais
Cinema - história
Representações sociais
Data de apresentação: 24-Jul-2013
Data de publicação: 7-Nov-2013
Referência: LIMA, Dandara Oliveira. Heróis da resistência: uma análise sobre a representação do militante em Lamarca e O que é isso, companheiro? 2013. 72 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho analisa a forma como o militante político foi representado em dois filmes da Retomada do Cinema Brasileiro, baseados em fatos reais; Lamarca (1994), de Sérgio Rezende, e O que é isso companheiro? (1997), de Bruno Barreto. O cinema é um meio de comunicação influente que pode atuar como uma poderosa ferramenta de disseminação de representações sociais que legitimam práticas sociais, culturais e políticas. Nosso objetivo é compreender como o cinema auxilia na construção da memória, da história, da identidade de um país e se ele pode, ao trazer à tona reflexões sobre o nosso passado político, engajar as novas gerações. Buscamos compreender ainda se a representação social do militante político, presente nos filmes analisados, contribui para apreciar a ideologia e ancorar significados históricos dispersos no imaginário brasileiro. _______________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper analyzes how political activist was represented in two films of Resumption of Brazilian Cinema, based on real events; Lamarca (1994), by Sérgio Rezende, and Four Days in September (1997), by Bruno Barreto. The cinema is an influential communication medium that can act as a powerful tool for the dissemination of social representations that legitimize social practices, cultural and political. Our goal is to understand how film helps in the construction of memory, history, identity of a country and if he can, to bring to light reflections on our political past, engage new generations. We seek to understand if the social representation of the political activist, present in the films analyzed, helps to appreciate the ideology and historical meanings anchor dispersed in the Brazilian imaginary.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2013.
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