Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/6512
Título: | As contribuições do Programa Segundo Tempo para alunos da primeira fase do ensino fundamental de uma escola municipal em Águas Lindas de Goiás : um estudo de caso |
Autor(es): | Oliveira, Edwaine Marques de |
Orientador(es): | Ferreira, Cleber dos Santos |
Assunto: | Esportes e Estado Inclusão social Educação física (Ensino fundamental) Esportes - aspectos sociológicos |
Data de apresentação: | Jul-2012 |
Data de publicação: | 6-Nov-2013 |
Referência: | OLIVEIRA, Edwaine Marques de. As contribuições do Programa Segundo Tempo para alunos da primeira fase do ensino fundamental de uma escola municipal em Águas Lindas de Goiás: um estudo de caso. 2012. viii, 62 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | O intuito deste trabalho foi identificar quais mudanças atitudinais e sociais foram promovidas pela frequência no Programa Segundo Tempo a crianças e adolescentes participantes de uma Escola Municipal localizada no município de Águas Lindas de Goiás. Foi realizada uma pesquisa qualitativa objetivando um Estudo de Caso com os alunos dos 4º e 5ºanos, que são atendidos pelo programa totalizando uma amostra de 20 alunos dentre os anos mencionados. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário com os alunos e seus responsáveis e observações, tendo por intenção o recolhimento e o cruzamento de informações que fossem capazes de responder o problema de pesquisa. Por meio destas estratégias de coletas de dado foi possivel identificar em quais aspectos houve mudanças atitudinais e sociais por parte dos participantes e em quais aspectos não houve mudanças. Sendo assim, o programa estudado se apresenta como uma boa Politica Pública em afastar crianças e adolescentes em vulnerabilidade social das diversas violências urbanas a que estão expostos diariamente. Mas também conclui-se que algumas mudanças de ordem federal e municipal se fazem necessárias para que o PST atinja todos os seus objetivos eficazmente. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pró-Licenciatura – Polo Ceilândia - DF, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons