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dc.contributor.advisorSilva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da-
dc.contributor.authorAbreu, Carla Barbosa de-
dc.identifier.citationABREU, Carla Barbosa de. Pedagogia histórico-crítica: uma realidade existente em sala de aula? 2013. 44 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.en
dc.description.abstractA Pedagogia Histórico-Crítica proposta por Gasparin (2011) vem sendo difundida e indica perspectiva educacional diferenciada, em especial, no que tange ao papel do professor e da escola. Partindo desse pressuposto o presente trabalho visou estabelecer vínculos e promover comparativos entre a base teórica adquirida durante a formação inicial e como a Pedagogia Histórico-Crítica se apresenta, quando acontece, na prática docente no cotidiano do ensino formal. Para tanto, partiu-se da referida teoria, estudada sobremaneira ao longo do curso de graduação em Pedagogia da Universidade de Brasília, e ainda, em função do estágio obrigatório foram realizadas visitas a duas instituições de ensino, o que resultou na produção de diários de campo, os quais permitiriam fazer levantamentos mais concretos acerca do tema. As constatações nos apontam que as práticas docentes observadas não se fundamentam naquela teoria, bem como que as raras ocorrências não se constituem como prática intencional.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPedagogiaen
dc.subject.keywordPrática de ensinoen
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.titlePedagogia histórico-crítica : uma realidade existente em sala de aula?en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-11-06T11:49:08Z-
dc.date.available2013-11-06T11:49:08Z-
dc.date.issued2013-11-06T11:49:08Z-
dc.date.submitted2013-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6509-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1The Historical-Critical Pedagogy proposed by Gasparin (2011) has been disseminated and indicates different educational perspective, especially in regard to the role of the teacher and the school. Based on this assumption the present work aimed at establishing links and promote comparatives between the theoretical basis acquired during initial training and how Historical-Critical Pedagogy presents itself, if it happens, in everyday teaching practice in formal education. Therefore, we started with of such theory, studied greatly over the course of undergraduate education at the University of Brasilia, and yet, due to the compulsory internship visits were made at two schools, which resulted in the production of daily field, which would to make more specific surveys about the issue. The findings indicate that the observed teaching practices are not based on that theory, and that the rare occurrences are not as intentional.-
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