Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6439
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JoãoRamosdeMoraisFilho.pdf316,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Tensão entre o ético e o estético no romance Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá, de Lima Barreto
Autor(es): Morais Filho, João Ramos de
Orientador(es): Gomes, André Luís
Assunto: Literatura brasileira
Literatura - estética
Barreto, Lima, 1881-1922
Data de apresentação: 19-Jul-2013
Data de publicação: 29-Out-2013
Referência: MORAIS FILHO, João Ramos de Morais. Tensão entre o ético e o estético no romance Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá, de Lima Barreto. 2013. 35 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O trabalho em questão reflete sobre a postura do escritor Lima Barreto em sua obra Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá, diante das contradições sócio-culturais do início do século XX e tem como eixo principal de análise a compreensão de como o autor discute e se utiliza dos conceitos de ética e estética nesse romance. Além disso, trata também dos contextos histórico, literário e social que são essenciais para o entendimento do romance como um todo. Neste debate entre o ético e o estético, este estudo aponta definições e o modo de pensar do escritor, analisando como ele, em relação aos acontecimentos e relações sociais, concebe a noção e a função da escrita e do escritor. Para finalizar, propõe uma reflexão sobre a relação entre a escrita do autor, o mercado editorial e o reconhecimento desse autor como literato.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons