Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/6434
Título: | Os discursos utópicos da filosofia frente à educação como processo formativo |
Autor(es): | Albuquerque Neto, Milton Pereira de |
Orientador(es): | Gontijo, Pedro Ergnaldo |
Assunto: | Educação - filosofia Pedagogia Antropologia educacional |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 29-Out-2013 |
Referência: | ALBUQUERQUE NETO, Milton Pereira de Albuquerque. Os discursos utópicos da filosofia frente à educação como processo formativo. 2013. 34 f. Monografia (Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Este trabalho é uma tentativa de mostrar como os anseios em torno da educação estão impregnados por um discurso político afirmativo. Começando trazendo a discussão Sócrates e sua antropologia que é ainda hoje fonte de inspiração para se questionar os preceitos sob quais são erigidos os nossos parâmetros e orientações curriculares, demonstrando que ele já tinha consciência da inseparabilidade da antropologia e da educação. Em seguida, Platão adentra a discussão apresentado seu ideal de homem refletido por um ideal de polis onde a justiça é o fim que todos devem procurar. Rousseau e Kant são os primeiros desse trabalho a escreverem obras que realmente tratam de educação e com isso as fragilidades de seus discursos afirmativos em favor de um ideal de homem também ficam mais expostas. Encerrando, faz-se uma breve analise dos efeitos desses discursos no teor na Lei de Diretrizes e bases da Educação brasileira. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2013. |
Aparece na Coleção: | Filosofia - Graduação
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons