Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6434
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MltonPereiradeAlbuquerqueNeto.pdf553,71 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGontijo, Pedro Ergnaldo-
dc.contributor.authorAlbuquerque Neto, Milton Pereira de-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE NETO, Milton Pereira de Albuquerque. Os discursos utópicos da filosofia frente à educação como processo formativo. 2013. 34 f. Monografia (Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2013.en
dc.description.abstractEste trabalho é uma tentativa de mostrar como os anseios em torno da educação estão impregnados por um discurso político afirmativo. Começando trazendo a discussão Sócrates e sua antropologia que é ainda hoje fonte de inspiração para se questionar os preceitos sob quais são erigidos os nossos parâmetros e orientações curriculares, demonstrando que ele já tinha consciência da inseparabilidade da antropologia e da educação. Em seguida, Platão adentra a discussão apresentado seu ideal de homem refletido por um ideal de polis onde a justiça é o fim que todos devem procurar. Rousseau e Kant são os primeiros desse trabalho a escreverem obras que realmente tratam de educação e com isso as fragilidades de seus discursos afirmativos em favor de um ideal de homem também ficam mais expostas. Encerrando, faz-se uma breve analise dos efeitos desses discursos no teor na Lei de Diretrizes e bases da Educação brasileira.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação - filosofiaen
dc.subject.keywordPedagogiaen
dc.subject.keywordAntropologia educacionalen
dc.titleOs discursos utópicos da filosofia frente à educação como processo formativoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-10-29T13:52:06Z-
dc.date.available2013-10-29T13:52:06Z-
dc.date.issued2013-10-29T13:52:06Z-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6434-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons