Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gontijo, Pedro Ergnaldo | - |
dc.contributor.author | Albuquerque Neto, Milton Pereira de | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE NETO, Milton Pereira de Albuquerque. Os discursos utópicos da filosofia frente à educação como processo formativo. 2013. 34 f. Monografia (Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2013. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho é uma tentativa de mostrar como os anseios em torno da educação estão impregnados por um discurso político afirmativo. Começando trazendo a discussão Sócrates e sua antropologia que é ainda hoje fonte de inspiração para se questionar os preceitos sob quais são erigidos os nossos parâmetros e orientações curriculares, demonstrando que ele já tinha consciência da inseparabilidade da antropologia e da educação. Em seguida, Platão adentra a discussão apresentado seu ideal de homem refletido por um ideal de polis onde a justiça é o fim que todos devem procurar. Rousseau e Kant são os primeiros desse trabalho a escreverem obras que realmente tratam de educação e com isso as fragilidades de seus discursos afirmativos em favor de um ideal de homem também ficam mais expostas. Encerrando, faz-se uma breve analise dos efeitos desses discursos no teor na Lei de Diretrizes e bases da Educação brasileira. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação - filosofia | en |
dc.subject.keyword | Pedagogia | en |
dc.subject.keyword | Antropologia educacional | en |
dc.title | Os discursos utópicos da filosofia frente à educação como processo formativo | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-10-29T13:52:06Z | - |
dc.date.available | 2013-10-29T13:52:06Z | - |
dc.date.issued | 2013-10-29T13:52:06Z | - |
dc.date.submitted | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/6434 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Filosofia - Graduação
|