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Título: Intervenção pedagógica e inclusão de alunos com necessidades especiais nas aulas de educação física
Autor(es): Costa, Ivanildo de Oliveira
Orientador(es): Castro, Oséias Guimarães de
Assunto: Inclusão escolar
Educação especial - legislação
Educação física para deficientes
Estudantes com necessidades educativas especiais
Prática de ensino - educação física
Data de apresentação: 25-Ago-2012
Data de publicação: 25-Out-2013
Referência: COSTA, Ivanildo de Oliveira. Intervenção pedagógica e inclusão de alunos com necessidades especiais nas aulas de educação física. 2012. 48 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Macapá-AP, 2012.
Resumo: O presente estudo é resultado da pesquisa realizada com os professores de Educação Física da rede publica de ensino no município de Porto Grande-AP, com o objetivo de verificar a Prática Pedagógica dos Professores de Educação Física Frente aos Alunos com Deficiência. A metodologia utilizada foi uma pesquisa quantitativa e qualitativa, com um levantamento bibliográfico de diversos autores sobre os temas pratica pedagógica, deficiência, inclusão e educação física escolar, com posterior criação e a aplicação de um questionário para os professores atuantes em sala de aula. Os resultados identificaram dificuldades dos professores de educação física em desenvolver sua pratica pedagógica, dada à insuficiência de conhecimento nesta área, também observamos que muitos educadores somente aceitam estes alunos nas salas de aula por eles terem um amparo legal. Muitos dos profissionais entrevistados ressaltam que se sentem inseguros para atender esta demanda de alunos, e mesmo assim tentam realizar o trabalho da melhor forma possível, sendo uma grande necessidade contarmos com profissionais qualificados e preparados para trabalhar com esta diversidade de alunos, além disso, observamos que as escolas não possuem estrutura física, que garanta a acessibilidade aos alunos com deficiência. Acreditamos que através desta pesquisa, podemos construir subsídios capazes de alertar o poder público acerca das barreiras arquitetônicas e sociais, da qualidade teórica dos recursos humanos e da qualidade dos recursos pedagógicos disponíveis nas escolas da rede publica deste município, e que outras pessoas possam se dedicar a pesquisar, conhecer e divulgar a importância deste tema no âmbito escolar, familiar e na sociedade em geral. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study is the result of research conducted with teachers of Physical Education of the public school system in the municipality of Porto Grande, AP, in order to verify the Pedagogical Practice of Physical Education Teachers Front Students with Disabilities. The methodology used was a quantitative and qualitative research, with a bibliography of various authors on topics pedagogical practices, disability, inclusion and physical education, with further development and implementation of a questionnaire for teachers working in the classroom. The results highlighted the difficulties of physical education teachers to develop their pedagogical practice, given the lack of knowledge in this area, we also observed that many educators merely accept these students in the classroom because they have a legal support. Many of the professionals interviewed stressed that they feel insecure to meet this demand of students, and still try to do the job as best as possible and is a great need to count on qualified and prepared to work with this diversity of students, besides that, we observed that schools do not have physical structure that ensures accessibility to students with disabilities. We believe that through this research, we can build subsidies capable of alerting the public about the architectural and social barriers, the theoretical quality of human resources and quality of teaching resources available in the public schools of this city, and others to engage searching, and disseminating the importance of literacy in the school, family and society in general.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Programa Pro–Licenciatura, Curso de Educação Física, Polo Unifap, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
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