Título: | Inclusão : um desafio possível |
Autor(es): | Pereira, Márcia Rodrigues de Lyra Sussuarana, Patrícia Jacobina Ferraz |
Orientador(es): | Paz, Ana América Magalhães Ávila |
Coorientador(es): | Kotz, Deliene Lopes Leite |
Tema: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 1º Segmento : PNEE |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Educação inclusiva Estudantes com necessidades educativas especiais |
Data de apresentação: | Jun-2010 |
Data de publicação: | 24-Out-2013 |
Referência: | PEREIRA, Márcia Rodrigues de Lyra; SUSSUARANA, Patrícia Jacobina Ferraz. Inclusão: um desafio possível. 2010. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010. |
Resumo: | A Constituição Federal garante a todos o direito à educação e ao acesso à escola, assim toda instituição escolar deve estar em consonância com esses princípios constitucionais, não podendo excluir nenhuma pessoa em razão de sua origem, raça, sexo, cor, idade ou deficiência, nesse sentido, o MEC desenvolve uma política inclusiva que pressupõe a transformação do Ensino Regular e da Educação Especial, implementando diretrizes e ações que organizam os serviços de Atendimento Educacional Especializado. Este projeto visa facilitar o processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual. O aluno com essa deficiência é um desafio para a escola, pois tem uma maneira própria de lidar com o saber que não corresponde ao esperado por ela. Diferente das demais deficiências, a deficiência intelectual denuncia a impossibilidade de se atingir os objetivos que a escola espera, pois o aluno tem dificuldade de assimilar e de construir o conhecimento, mas o que não o impede de construir e assimilar o que lhe é interessante ou importante, dentro de um conceito de importância construído por ele mesmo. O objeto de estudo do trabalho foi no CESAS que é um Centro de Educação de Jovens e Adultos, localizado na quadra 602 Sul, próximo ao Centro de Brasília que atende alunos com diversas necessidades especiais: cegos, surdos, deficientes intelectuais e físicos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2010.06.TCC.6400 |
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Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
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