Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Paz, Ana América Magalhães Ávila | - |
dc.contributor.author | Pereira, Márcia Rodrigues de Lyra | - |
dc.contributor.author | Sussuarana, Patrícia Jacobina Ferraz | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Márcia Rodrigues de Lyra; SUSSUARANA, Patrícia Jacobina Ferraz. Inclusão: um desafio possível. 2010. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010. | en |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010. | en |
dc.description.abstract | A Constituição Federal garante a todos o direito à educação e ao acesso à escola, assim toda instituição escolar deve estar em consonância com esses princípios constitucionais, não podendo excluir nenhuma pessoa em razão de sua origem, raça, sexo, cor, idade ou deficiência, nesse sentido, o MEC desenvolve uma política inclusiva que pressupõe a transformação do Ensino Regular e da Educação Especial, implementando diretrizes e ações que organizam os serviços de Atendimento Educacional Especializado. Este projeto visa facilitar o processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual. O aluno com essa deficiência é um desafio para a escola, pois tem uma maneira própria de lidar com o saber que não corresponde ao esperado por ela. Diferente das demais deficiências, a deficiência intelectual denuncia a impossibilidade de se atingir os objetivos que a escola espera, pois o aluno tem dificuldade de assimilar e de construir o conhecimento, mas o que não o impede de construir e assimilar o que lhe é interessante ou importante, dentro de um conceito de importância construído por ele mesmo. O objeto de estudo do trabalho foi no CESAS que é um Centro de Educação de Jovens e Adultos, localizado na quadra 602 Sul, próximo ao Centro de Brasília que atende alunos com diversas necessidades especiais: cegos, surdos, deficientes intelectuais e físicos. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | en |
dc.title | Inclusão : um desafio possível | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2013-10-24T10:21:41Z | - |
dc.date.available | 2013-10-24T10:21:41Z | - |
dc.date.issued | 2013-10-24T10:21:41Z | - |
dc.date.submitted | 2010-06 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/6400 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
dc.contributor.advisorco | Kotz, Deliene Lopes Leite | - |
dc.theme | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 1º Segmento : PNEE | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2010.06.TCC.6400 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|