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dc.contributor.advisorPaz, Ana América Magalhães Ávila-
dc.contributor.authorPereira, Márcia Rodrigues de Lyra-
dc.contributor.authorSussuarana, Patrícia Jacobina Ferraz-
dc.identifier.citationPEREIRA, Márcia Rodrigues de Lyra; SUSSUARANA, Patrícia Jacobina Ferraz. Inclusão: um desafio possível. 2010. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.en
dc.description.abstractA Constituição Federal garante a todos o direito à educação e ao acesso à escola, assim toda instituição escolar deve estar em consonância com esses princípios constitucionais, não podendo excluir nenhuma pessoa em razão de sua origem, raça, sexo, cor, idade ou deficiência, nesse sentido, o MEC desenvolve uma política inclusiva que pressupõe a transformação do Ensino Regular e da Educação Especial, implementando diretrizes e ações que organizam os serviços de Atendimento Educacional Especializado. Este projeto visa facilitar o processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual. O aluno com essa deficiência é um desafio para a escola, pois tem uma maneira própria de lidar com o saber que não corresponde ao esperado por ela. Diferente das demais deficiências, a deficiência intelectual denuncia a impossibilidade de se atingir os objetivos que a escola espera, pois o aluno tem dificuldade de assimilar e de construir o conhecimento, mas o que não o impede de construir e assimilar o que lhe é interessante ou importante, dentro de um conceito de importância construído por ele mesmo. O objeto de estudo do trabalho foi no CESAS que é um Centro de Educação de Jovens e Adultos, localizado na quadra 602 Sul, próximo ao Centro de Brasília que atende alunos com diversas necessidades especiais: cegos, surdos, deficientes intelectuais e físicos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaisen
dc.titleInclusão : um desafio possívelen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-10-24T10:21:41Z-
dc.date.available2013-10-24T10:21:41Z-
dc.date.issued2013-10-24T10:21:41Z-
dc.date.submitted2010-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6400-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.contributor.advisorcoKotz, Deliene Lopes Leite-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : 1º Segmento : PNEE-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.06.TCC.6400pt_BR
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